5388e75ec07a803df400001f_happy-birthday-frei-otto-_frei_otto-530x530

Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015

5388e75ec07a803df400001f_happy-birthday-frei-otto-_frei_otto-530x530

 

O júri do Pritzker selecionou o arquiteto alemão Frei Otto como trigésimo nono vencedor do Prêmio Pritzker. A notícia foi antecipada em duas semanas – prevista para ser divulgada no dia 23 de março – devido ao recente falecimento do arquiteto e engenheiro estrutural. Otto é o segundo arquiteto alemão a receber a honraria, seguindo Gottfried Böhm, premiado em 1986, e o primeiro a recebê-la postumamente.

Segundo o júri, Otto “se inspira na natureza e nos processos encontrados nela, ele vê maneiras de usar seus materiais e energia para criar espaços. O arquiteto praticou e avançou ideias de sustentabilidade, inclusive antes mesmo do termo ser cunhado.”

 

Munich_-_Frei_Otto_Tensed_structures_-_5246

 

 

Entre suas principais obras, destaca-se o Pavilhão Alemão da Expo Montreal de 1967, “cuja estrutura foi pré-fabricada na Alemanha e montada na cidade canadense, sendo considerada um ícone da exposição por sua graça e originalidade.”

A cobertura do Estádio Olímpico de Munique, construído para as Olimpíadas de 1972, combina leveza e força; um verdadeira desafio que muitos acreditaram ser impossível de alcançar na época. Sua capacidade de pensar, desenhar e construir estruturas de estádios, piscinas e espaços públicos impressiona ainda nos dias de hoje.

 

1280px-Munich_-_Frei_Otto_Tensed_structures_-_5293

 

Segundo o júri do Prêmio, Frei Otto “tem produzido arquitetura sem precedentes criativos, criando conhecimento. Nisso reside sua profunda influência: não em como as formas podem ser copiadas, mas através dos caminhos que se abriram graças às suas pesquisas e descobertas. Suas contribuições no campo da arquitetura não são apenas inteligentes e talentosas, são também generosas. Por suas ideias visionárias, sua crença em compartilhar livremente conhecimento e invenções, seu espírito de colaboração e a preocupação com o uso cuidadoso dos recursos, o Prêmio Pritzker de Arquitetura é concedido a Frei Otto.”

 

Munich_-_Frei_Otto_Tensed_structures_-_5397

Acompanhe  a nossa cobertura completa do Prêmio Pritzker 2015:

http://www.archdaily.com.br/br/tag/premio-pritzker

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *