site

O fortalecimento da arquitetura catarinense

Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas define prioridades para a atuação do CAU

 

Arquitetos e urbanistas catarinenses vivem um importante momento da profissão. “É uma renovação desde a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Estamos deixando uma marca de mudança e integração na história da profissão”, acredita o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC), Rael Belli. No último final de semana, dias 08 e 09 de novembro, profissionais de várias regiões do Estado estiveram reunidos para debater assuntos de interesse da arquitetura, no Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas, que ocorreu no Hotel Majestic, em Florianópolis.

 

 

O grande encontro contou antes com reuniões preparatórias regionais que aconteceram em oito cidades do Estado:  Lages, Blumenau, Palhoça, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú  e Criciúma.Organizadas pelo IAB/SC, nesta fase foram discutidos os eixos temáticos e eleitos os delegados titulares e suplentes para a participação no evento estadual. “Foi um processo democrático e participativo, aberto para todos os profissionais interessados no debate, em contribuir para organização da profissão e sua valorização. O IAB/SC contou com o apoio, neste trabalho, dos núcleos regionais e associação de Jaraguá do Sul e com a confiança do CAU/SC. ”, acrescentou Rael, que encaminhou uma moção de aprovação para que o modelo catarinense seja repassado aos demais conselhos na esfera nacional. Foram 300 propostas avaliadas e votadas pelo grupo de delegados, que vão compor um documento balizador para a atuação do CAU/SC.

 

Homenagens e premiação

 

 

A palestra sobre “Projeto de cidade: a cidade que necessitamos”, com a participação do arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, abriu a programação do Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas, em 08 de novembro.  O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) homenageou os primeiros profissionais registrados no Estado. João Argon Preto de Oliveira, de Lages, formado pela faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1953) e Fernando Jorge da Cunha Carneiro, de Criciúma, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 1954, foram os destaques da noite.

 

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC) também anunciou os acadêmicos vencedores do Prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo. A distinção tem patrocínio do CAU/SC e elegeu quatro projetos e duas menções honrosas.

TRABALHO Nº03 – PREMIADO

DESENVOLVENDO O CENTRO HISTÓRICO DE IÇARA EM UM JOGO DE ESCALAS

 

ESTUDANTE: Tales Rocha de Silvestre

PROFESSOR ORIENTADOR: Miguel Angel Pousadela

ESCOLA: UNESC Criciuma

 

 

TRABALHO Nº19 – PREMIADO

NOVA CENTRALIDADE EM ITAJAÍ – SC

 

ESTUDANTE: Arnon Rodrigues

PROFESSOR ORIENTADOR: Lisete Assen de Oliveira

ESCOLA: UNIVALI

TRABALHO Nº31 – PREMIADO

CULTURA E INTERATIVIDADE: NOVAS ESPACIALIDADES EM AMBIÊNCIA CENTRAL

 

ESTUDANTE: Renato Slomski

PROFESSOR ORIENTADOR: Katiane L. Balzan e Alexandre M. Matiello

ESCOLA: UNOCHAPECO

 

 

TRABALHO Nº32 – PREMIADO

DIREITO À CIDADE: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO DE SÃO PAULO

 

ESTUDANTE: Vinicius Sordi Libardoni

PROFESSOR ORIENTADOR: Maria Inês Sugai

ESCOLA: UFSC

 

 

MENÇÕES HONROSAS:

 

TRABALHO Nº27 – MENÇÃO HONROSA

A ECOEFETIVIDADE APLICADA AO PROJETO DO MERCADO PÚBLICO DE IMBITUBA/SC

 

ESTUDANTE: Amanda Gonçalves P. de Souza

PROFESSOR ORIENTADOR: Jader Afonso Savi Mondo

ESCOLA: UDESC Laguna

 

 

TRABALHO Nº10 – MENÇÃO HONROSA

CENTRO CULTURAL EM FAXINAL DOS GUEDES – SC

 

ESTUDANTE: Tiago Nazario de Wergenes

PROFESSOR ORIENTADOR: Neusa Mariza Leite Rodrigues Félix

ESCOLA: UNOESC

site 3

site
site 2
Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *