Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas define prioridades para a atuação do CAU
Arquitetos e urbanistas catarinenses vivem um importante momento da profissão. “É uma renovação desde a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Estamos deixando uma marca de mudança e integração na história da profissão”, acredita o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC), Rael Belli. No último final de semana, dias 08 e 09 de novembro, profissionais de várias regiões do Estado estiveram reunidos para debater assuntos de interesse da arquitetura, no Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas, que ocorreu no Hotel Majestic, em Florianópolis.
O grande encontro contou antes com reuniões preparatórias regionais que aconteceram em oito cidades do Estado: Lages, Blumenau, Palhoça, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Criciúma.Organizadas pelo IAB/SC, nesta fase foram discutidos os eixos temáticos e eleitos os delegados titulares e suplentes para a participação no evento estadual. “Foi um processo democrático e participativo, aberto para todos os profissionais interessados no debate, em contribuir para organização da profissão e sua valorização. O IAB/SC contou com o apoio, neste trabalho, dos núcleos regionais e associação de Jaraguá do Sul e com a confiança do CAU/SC. ”, acrescentou Rael, que encaminhou uma moção de aprovação para que o modelo catarinense seja repassado aos demais conselhos na esfera nacional. Foram 300 propostas avaliadas e votadas pelo grupo de delegados, que vão compor um documento balizador para a atuação do CAU/SC.
Homenagens e premiação
A palestra sobre “Projeto de cidade: a cidade que necessitamos”, com a participação do arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, abriu a programação do Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanistas, em 08 de novembro. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) homenageou os primeiros profissionais registrados no Estado. João Argon Preto de Oliveira, de Lages, formado pela faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1953) e Fernando Jorge da Cunha Carneiro, de Criciúma, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 1954, foram os destaques da noite.
O Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC) também anunciou os acadêmicos vencedores do Prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo. A distinção tem patrocínio do CAU/SC e elegeu quatro projetos e duas menções honrosas.
TRABALHO Nº03 – PREMIADO
DESENVOLVENDO O CENTRO HISTÓRICO DE IÇARA EM UM JOGO DE ESCALAS
ESTUDANTE: Tales Rocha de Silvestre
PROFESSOR ORIENTADOR: Miguel Angel Pousadela
ESCOLA: UNESC Criciuma
TRABALHO Nº19 – PREMIADO
NOVA CENTRALIDADE EM ITAJAÍ – SC
ESTUDANTE: Arnon Rodrigues
PROFESSOR ORIENTADOR: Lisete Assen de Oliveira
ESCOLA: UNIVALI
TRABALHO Nº31 – PREMIADO
CULTURA E INTERATIVIDADE: NOVAS ESPACIALIDADES EM AMBIÊNCIA CENTRAL
ESTUDANTE: Renato Slomski
PROFESSOR ORIENTADOR: Katiane L. Balzan e Alexandre M. Matiello
ESCOLA: UNOCHAPECO
TRABALHO Nº32 – PREMIADO
DIREITO À CIDADE: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO CENTRO DE SÃO PAULO
ESTUDANTE: Vinicius Sordi Libardoni
PROFESSOR ORIENTADOR: Maria Inês Sugai
ESCOLA: UFSC
MENÇÕES HONROSAS:
TRABALHO Nº27 – MENÇÃO HONROSA
A ECOEFETIVIDADE APLICADA AO PROJETO DO MERCADO PÚBLICO DE IMBITUBA/SC
ESTUDANTE: Amanda Gonçalves P. de Souza
PROFESSOR ORIENTADOR: Jader Afonso Savi Mondo
ESCOLA: UDESC Laguna
TRABALHO Nº10 – MENÇÃO HONROSA
CENTRO CULTURAL EM FAXINAL DOS GUEDES – SC
ESTUDANTE: Tiago Nazario de Wergenes
PROFESSOR ORIENTADOR: Neusa Mariza Leite Rodrigues Félix
ESCOLA: UNOESC
Deixe um comentário