Posicionamento do IAB/SC sobre a necessária salvaguarda do patrimônio histórico e paisagístico da Ponte Hercílio Luz e seu entorno

Por meio desta nota pública, o IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil/Santa Catarina) vem manifestar grande preocupação com a construção de edifícios em vias panorâmicas no entorno do Parque da Luz, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, que poderão alterar de maneira irreversível aquele local, símbolo de Santa Catarina e de sua capital, com paisagem de relevância extraordinária, a ser protegida e valorizada.

A ameaça à salvaguarda do patrimônio em questão já foi objeto de manifestações e pareceres contrários, inclusive por parte do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e contou ainda com decisões judiciais que determinaram a suspensão da licença de construção de um dos edifícios que afetaria a paisagem local. Neste sentido, o IAB/SC reitera: a necessidade de preservação das vistas panorâmicas que se tem desde a cabeceira insular em direção à Baía Sul e à porção continental de Florianópolis; a manutenção do guarda-corpo de concreto remanescente na Alameda Adolfo Konder, além de outros elementos edificados na área; a garantia da unidade espacial da área de preservação cultural do entorno da ponte, que forma um corredor cultural e paisagístico entre a cabeceira da ponte, Forte de Santana e o conjunto também tombado do Rita Maria, com a vista da Serra do Tabuleiro e em especial do Morro do Cambirela, ao fundo; e a necessidade de conservação da transparência a partir das vias, de modo a permitir a percepção visual pelos pedestres, garantindo o direito coletivo difuso de acesso à paisagem.

O IAB/SC defende processos democráticos e abrangentes nos quais a população seja necessariamente ouvida e participe da definição do destino das cidades. Neste sentido o IAB/SC declara apoio ao movimento que passou a ser popularmente conhecido como “S.O.S. Ponte Hercílio Luz”, que tem como objetivo justamente o de salvaguardar o patrimônio histórico e paisagístico da Ponte Hercílio Luz e seu entorno, que se vê ameaçado.

O IAB/SC coloca-se à disposição para debater, participar ativamente e orientar tecnicamente as discussões sobre a salvaguarda do patrimônio histórico e paisagístico neste caso, da maior relevância e interesse para arquitetos e urbanistas em Santa Catarina. Da mesma maneira, insta que os órgãos de patrimônio cumpram a sua função de defender o interesse coletivo e proteger e salvaguardar o patrimônio histórico e paisagístico nas cidades brasileiras.
Florianópolis, 13 de junho de 2023.
Diretoria do IAB/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *