Participação do IAB/SC em movimentos populares e LIGADOS AO MEIO AMBIENTE

Demos importante passo na noite de ontem, 19, para a resolução de um tema que já se arrasta há mais de 30 anos: estabelecer um modelo adequado de tratamento de esgoto para a Guarda do Embaú.
Após várias reuniões setoriais com o prefeito de Palhoça, com os técnicos da Secretaria Municipal de Abastecimento e Esgoto (Samae) e com a promotoria do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Pest), o encontro serviu para esclarecer a metodologia a ser utilizada e o calendário das oficinas, que acontecerão nos dias 12 e 26 de março, e no dia 2 de abril deste ano.
Este tema foi colocado como prioridade no plano de gestão da Reserva Mundial e nosso intuito é buscar alternativas e parcerias para a resolução do problema, e é neste sentido que o Comitê Gestor Local tem atuado.
Para orientar nosso trabalho se juntou voluntariamente ao nosso Comitê o engenheiro sanitarista Lucas Arruda, com vasta experiência na área, o que tem nos assegurado mais confiança para conseguir êxito nesta empreitada.
Ficou decidido que após as três oficinas realizaremos uma audiência pública a ser chamada pela prefeitura municipal de Palhoça para validar todo o processo, o que esperamos estar concluído ainda neste primeiro semestre, quando então encaminharemos o resultado ao Poder Executivo, que deverá dar sequência e execução ao projeto.
Participaram do encontro representantes das associações dos pescadores; dos barqueiros; dos barraqueiros; dos surfistas; da comunidade; do comércio; da escola; igreja; grupo de mães; Poder Executivo de Palhoça; Samae; Conseg; Instituto Meio Ambiente (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro); OAB Palhoça/SC; ICMBio/Apa da Baleia Franca; Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Instituto Arquitetos do Brasil (IAB/SC).
Agradecimento especial ao Big Bamboo que ao final nos brindou com uma deliciosa degustação de pizzas

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *