Conheça a Chapa2 do IAB/SC – Arquitetas para o CAU/SC

No dia 31 de outubro desse ano, teremos a terceira eleição para compor os Conselhos Federais e Estaduais da história do CAU. O voto é obrigatório para todos os profissionais em dia com as obrigações para com o conselho e se dará online.

 

Seguindo as diretrizes do IAB nacional, o IAB de Santa Catarina homologou sua chapa para esse pleito, composta exclusivamente por candidatas a conselheiras titulares e suplentes mulheres, no dia 30 de agosto de 2017, incentivando a participação feminina nos locais de decisão.

 

Em caráter inédito dentre os demais conselhos profissionais nacionais, Santa Catarina sai na frente e apresenta a chapa 2, intitulada “Arquitetas para o CAU”, composta por 30 profissionais de diversas partes do estado, com variados graus de formação, múltiplas experiências na profissão e diferentes áreas de atuação.

 

O apoio do IAB a esta chapa se dá pela questão da falta de representatividade das mulheres em posições de poder dentro da nossa profissão. Segundo o último censo realizado pelo CAU/BR, cerca de 61% dos profissionais arquitetos urbanistas do estado de Santa Catarina são mulheres. Porém, nas duas últimas gestões do Conselho, apenas 15% dele era composto por mulheres.

 

Dentre os princípios escolhidos pela chapa, que o IAB/SC apoia e compartilha, estão o da sustentabilidade e da função social da arquitetura, onde se pretende durante a gestão não apenas ter um Conselho que atue dentro dos parâmetros da lei que o criou, mas que repense essa atuação em prol da justiça social e do desenvolvimento sustentável de nossas cidades.

A equidade, a participação, a isonomia, o protagonismo e a colaboração também são princípios que regem esta campanha e futuramente a gestão. Todos os arquitetos urbanistas do estado devem ser representados por esse Conselho e devem ter voz ativa nas decisões que lhes são pertinentes. Ainda dentro dessa temática, busca-se uma gestão transparente, onde as ações do CAU/SC estejam disponíveis e acessíveis a todos, de maneira ética e democrática.

Mesmo sendo composta exclusivamente por mulheres, a equipe de trabalho e de apoiadores não faz distinção entre as pessoas. É um grupo diverso, trabalhando por um novo CAU, que atenda às demandas de todo o estado, seja mais acessível, defenda nossas bandeiras profissionais, como os concursos de projetos, o incentivo à contratação de projeto completo, a fiscalização das obras e a valorização do profissional Arquiteto Urbanista pela sociedade.

 

Conheça nossas propostas, conheça nossas candidatas, estamos abertos para construir este novo CAU coletivamente.

 

 

arquitetasparaocau@gmail.com    |     facebook.com/ArquitetasparaoCAUSC/ instagram.com/arquitetasparaocau/     |         twitter.com/Arquitetas_CAU | www.arquitetasparaocau.org

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *