Personalidades culturais são homenageadas com a Medalha Cruz e Sousa

Oito personalidades culturais receberam, na noite desta quinta-feira, 24, a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa 2016. Os indicados pelo Conselho Estadual de Cultura para receber a homenagem foram Aldo Baldin (música – in memoriam), Ana Lúcia Coutinho (cultura popular e patrimônio cultural), Carlos Henrique Schroeder (letras), Dorvalina Scartazzini (música), Fátima Regina Althoff (patrimônio cultural), Jone Cezar de Araújo (artes visuais), Marli Cristina Scomazzon (letras), Neyla Maria Baú Caramori (arte educação). A cerimônia foi realizada no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.

medalha-cruz-sousa-2016

No espaço que leva o nome do poeta, o ator JB Costa interpretou o poema “O Assinalado”, um dos mais conhecidos de Cruz e Sousa. O evento também teve a participação da Associação Coral Florianópolis, que executou os Hinos Nacional, Estadual e Municipal, além de canções como “Lagoa da Conceição”. O programa cultural ainda contou com o Octeto da Orquestra Sinfônica de Chapecó.

A secretária adjunta de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, Simone Machado, destacou a relevância da medalha, que ao mesmo tempo em que homenageia personalidades do estado que contribuem para o enriquecimento do patrimônio artístico e cultural catarinense, presta reverência ao poeta nascido em Florianópolis quando a capital ainda se chamava Nossa Senhora de Desterro. “É muito importante valorizar quem trabalha pela cultura no nosso estado”, acrescentou.

No mesmo sentido se pronunciaram a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Terezinha Debatin, e a presidente do conselho, Roselaine Vinhas.

Escolha dos homenageados

Para esta edição, o Conselho inovou o método de escolha dos homenageados. Entre os dias 17 de agosto e 12 de setembro, a sociedade foi convidada a participar do processo, enviando sugestões por meio de uma plataforma eletrônica. Foram registradas 572 participações, que resultaram em 88 nomes. Desses, foram validados 79 – foram excluídos da lista agraciados com a medalha em anos anteriores e conselheiros que estão na atual composição. Outro dado interessante foi a participação de 52 municípios do estado.

 

Foto: Saul Oliveia/Ascom/SOL

Ascom/SOL

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *