foto site

Evento que reuniu arquitetos e urbanistas no último final de semana marca a criação do Núcleo Palhocense de Arquitetos e Urbanistas

Palhoça agora tem representação do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC).
O encontro preparatório que envolveu profissionais da Grande Florianópolis para a realização do Congresso Estadual de Arquitetos e Urbanista de Santa Catarina, que aconteceu no último sábado (14), no Espaço Pedra Branca, em Palhoça, marcou a atuação do núcleo recém formado na cidade. “Foi uma oportunidade que arquitetos e urbanistas da região da Grande Florianópolis tiveram para debater assuntos de interesse referentes à profissão e suas interações com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) criado há pouco mais de um ano”, comenta o arquiteto Douglas Goulat Virgílio, que integra a diretoria do Núcleo Palhoça.

Entre as ações já encabeçadas pelo IAB Palhoça está a reunião realizada com o prefeito do município, Camilo Martins, que resultou na entrega da minuta de lei que propõe a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o chamado Conselho da Cidade, e regulamenta a conferência municipal de Palhoça de acordo com a Lei Federal do Estatuto da Cidade. Outros projetos ainda serão implantados com o objetivo de discutir a valorização da profissão e da área de arquitetura e urbanismo, o ensino e formação, fiscalização e exercício profissional, todos assuntos alinhados com a atuação do IAB/SC e Cau/SC. “Queremos que a sociedade conheça a importância do arquiteto e urbanista, que é o único profissional capacitado e habilitado legalmente para atuar nas áreas de planejamento urbano e regional, do patrimônio histórico cultural e artístico, da arquitetura e urbanismo, do conforto ambiental, da arquitetura de interiores e da arquitetura paisagística, dentre uma lista extensa de outras habilitações profissionais. A atuação do Núcleo Palhoça só está apenas começando”, complementa Douglas.

Fundação – O Núcleo Palhocense do IAB foi fundado a convite do IAB Santa Catarina pelo arquiteto urbanista Robison Baldanza e pelo arquiteto, urbanista e advogado João Villanova Gallardo há quatro meses. Hoje já conta com mais de 20 arquitetos associados, dos maiores e mais bem conceituados escritórios de arquitetura da região com abrangência em Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba e Imbituba.

foto site

Legenda da foto (esquerda/direita): Arquiteto e urbanista presidente do CAU/SC Ronaldo de Lima, arq. e urbanista Eleandro Catto e Patrícia Senna da Studio Casa Arquitetura; – Eleandro Vice presidente do IAB/SC Núcleo Palhoça, arquiteta e urbanista-Sônia Suzete Roese do IAB-SC e do CAU/SC, arq. e Urbanista- Taíza Euníce dos Santos – S|A Estúdio Aquitetura; – SECRETÁRIA DO NÚCLEO, arq e urbanista e Advogado João Vilanova Gallardo – Gallardo Escritórios Associados; arq. e Urbanista-Jaqueline Walter – Jaqueline Walter Arquitetura; arq. e Urbanista-Douglas Goulart Virgilio – OcaBraisl Arquitetura e Urbanismo; DIRETOR FINANCEIRO DO NÚCLE, arq. e Urbanista- Érica Velasco e Hilariane Martins da HAU Arquitetura e Urbanismo, arq. e Urbanista- Robison Baldana da Baldanza Arquitetura; PRESIDENTE DO NÚCLEO, arq. e Urbanista-Wiliana Giacomeli, Jorge Pias Raineski do CAU/SC.

Delegados Titulares:

1. Robison Baldanza (Palhoça)

2. Renata da Rosa Pires (Imbituba)

3. João Villanova Gallardo (Palhoça)

4. Luana Schmitt Montero (Biguaçu)

5. Jane Pilotto (Florianópolis)

6. Williana Giacomelli (São José)

Delegados Suplentes:

1. Eduardo Westphal (Florianópolis)

2. Taiza Eunice dos Santos (Palhoça)

3. Hilarine Martins (Palhoça)

4. Paulo José de Almeida (São José)

5. Rafael da Rosa Pires (Imbituba)

6 – Caroline Silvestri Soares – (Biguaçu)

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *