IAB (59) (1)

Nomeia Coordenadora do GT de Arquitetura, Ecologia e Sustentabilidade do IAB/SC

PORTARIA Nº 001/2024

Nomeia Coordenadora do GT de Arquitetura, Ecologia e Sustentabilidade do IAB/SC.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL – DEPARTAMENTO DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 39 do Estatuto do IAB-SC resolve, NOMEAR conforme aprovada na Reunião de Planejamento do IAB/SC realizada no dia 17 de fevereiro de 2024:

Art. 1°. O Arquiteto Alexandre Gobbo Fernandes, para assumir a Coordenação do GT de Arquitetura, Ecologia e Sustentabilidade do IAB/SC.

Art. 2º. A duração do mandato da coordenação é de 01(um) ano, podendo ser renovado.

Art. 3°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 01 de março de 2024.

Arq. Gustavo Pires de Andrade Neto

Presidente do IAB-SC Gestão 2023/2025

Alexandre Gobbo Fernandes
Alexandre desenvolve a dimensão ecológica na Arquitetura para a integração entre o espaço
construído e o ecossistema.
Consultor de sustentabilidade no projeto premiado da Residência Casa ø1 (ES Arquitetura),
certificação nível Platinum GBC Casa®, 1o lugar destaque sustentabilidade na 4a ed. Prêmio Saint ￾ Gobain Habitat Sustentável e pelo RTF Sustainability Awards. Desenvolve projetos integrados de conforto, acústica, bioclimática e integração de materiais , tecnologias e sistemas regenerativos, saudáveis e ecológicos nas edificações.

Foi pioneiro no Brasil na framework de design “Cradle to Cradle”. Co-fundador do EPEA Brasil, ‘official partner’ da EPEA GmbH, pioneiro em implementar Cradle to Cradle® na inovação de produtos e modelos de negócios para empresas brasileiras. Coordenou a publicação e assina o prefácio da 1a ed. Brasileira do livro de William McDonough e Michael Braungart de 2014.
Possui Mestrado em Construção Civil, em conforto bioclimático e acústica pela UFSC e Master profissional em Ciências do Meio Ambiente do Território e Economia na Eng. de Desenvolvimento Sustentável, Université de Versailles (UVSQ, FRA). É especialista em Cradle to Cradle® framework pela MBDC (EUA) e atuou junto a EPEA GmbH (ALE).

É sócio do Estúdio Ratoroi de design e inovação circular, que desenvolve e produz materiais e produtos para arquitetura corporativa, comercial e visual merchandising. Participa do time da Helice Consultoria de Economia Circular vinculada ao Núcleo de Inteligência para Projetos e Sistemas (NIProS) do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos (LOPP), na Engenharia de
Produção da UFRGS. Ministra treinamentos e palestras. Foi professor convidado no “Curso de Especialização em Economia Circular e Inovação” da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre foi sênior advisor na criação da Plataforma Latino-americana de Economia Circular, CEP￾Americas. Fez parte da Geocidades Consultoria e Planejamento, e foi co-fundador da HZN Circular, um instrumental de transição organizacional para a Economia Circular e o Desenvolvimento Sustentável. Atuou consultor em projetos internacionais para o BID e CTCN Centro e Rede de Tecnologias Climáticas da ONU, foi líder nacional no estudo “Roadmap de Economia Circular para o Brasil” para o Min. Ciência, Tecnologia e Inovações.

Foi Diretor Institucional do IAB-SC na gestão de 2014-2016, desenvolveu o programa Advocacy para a Agenda da ONU pós-2015 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atuou com o CAU-SC no processo internalização dos ODS para o Planejamento Estratégico da organização e no Fórum de Presidentes do CAU. Foi professor por cinco anos, durante a implementação do curso de
Arquitetura e Urbanismo da UNESC, onde atuou como coordenador do ateliê de projetos de Arquitetura e planejamento Urbano e implantou o laboratório de conforto ambiental e sustentabilidade.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *