WhatsApp Image 2023-09-25 at 16.46.23

Palestra “Ecojustiça em Foco: Racismo Ambiental”, ministrada pelo professor Lino Peres, 04/10/2023

Dando continuidade às comemorações do aniversário de 54 anos do IABSC, convidamos todos os profissionais e estudantes para participarem da palestra “Ecojustiça em Foco: Racismo Ambiental”, ministrada pelo professor Lino Peres, evento preparatório integrante do Seminário Nacional O Povo Sua Casa Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana que vai acontecer em outubro na UNB em Brasília.

Data: Quarta-feira, 04/10/2023 – 18h30

Presencial

Local: Auditório do Bloco de Arquitetura e Urbanismo da UFSC – R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 662 – Carvoeira, Florianópolis – SC

“O racismo ambiental é uma forma insidiosa, mas também direta, de discriminação que ocorre quando comunidades social e racialmente minoritárias, sendo maioria quando se trata de populações negras nas cidades brasileiras, são desproporcionalmente, no que se refere ao que constroem territórios e cidades, afetadas por políticas, práticas e decisões que resultam em exposição a riscos ambientais, que agravam ainda mais sua condição econômico-social. Essas comunidades muitas vezes enfrentam a poluição do ar e da água, contaminação por contato com resíduos tóxicos e falta de acesso a recursos naturais saudáveis, devido a fatores como localização geográfica e falta de representação nas decisões ambientais. Em Florianópolis, observamos o agravamento desse quadro na interseção entre injustiças ambientais e desigualdades socio-raciais, destacando a necessidade de equidade e justiça em questões ambientais e a efetiva participação dessas comunidades nas politicas públicas tanto ambientais como urbanísticas”

Público: áreas de arquitetura, engenharia, área ambiental e afins.

Entrada gratuita.

Evento em parceria com as entidades: SNHRU; BR Cidades; PósARQ; UFSC; Observatório das migrações de SC; UDESC; e SASC.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *