Entre os dias 03 e 06 de maio de 2023 o IAB Departamento de Santa Catarina participou , na representação da vice-presidente Arq. Aretha Lecir Rodrigues dos Santos e conselheiro Arq. Anderson Buss, do 174º COSU – Conselho Superior de Arquitetura e Urbanismo na cidade de Sobral no Ceará, nordeste brasileiro, estando presente e colaborando em visitas técnicas, reuniões, seminários, plenárias e intervenções urbanas no âmbito da Cidadania ética e valorização profissional.
Campelo Costa era Conselheiro vitalício do Instituto dos Arquitetos do Brasil e presidiu a instituição durante os períodos de 1985 a 1986 e sua expressiva atuação foi sentida pelo grande entusiasmo e ativismo político dentro e fora dos limites do IAB. A decisão de sediar o COSU na cidade de Sobral veio como forma de homenagear esse arquiteto que nos deixou há um ano e esta cidade que o acolheu. A sua atribuição como arquiteto e urbanista contribuiu diretamente para as mudanças urbanas ocorridas na cidade, fazendo de Campelo um dos principais agentes transformadores das políticas públicas aplicadas em Sobral. A cidade sediada pelo evento se caracteriza por uma cidade de médio porte, conhecida pela sua história, cultura e desenvolvimento econômico e considerada um importante centro urbano da região norte do estado do Ceará. A cidade possui um centro histórico encantador com belos quarteirões coloniais preservados, praças arborizadas e igrejas centenárias que refletem sua importância histórica. Destaca-se também no campo da educação e no campo da infraestrutura com sua rede de transporte com vias conservadas e transporte coletivo de qualidade, No campo da saúde se tornou referência com a implementação de políticas públicas inovadoras voltadas para o bem-estar da população. Sobral também se destaca por sua cultura pelas festividades tradicionais e é reconhecida como berço de importantes personalidades.

A plenária, que teve início no dia 03 de maio às 19h, contou com representantes do Conselho Superior de todos os estados do Brasil, arquitetos e arquitetas comprometidos e engajados com a entidade de classe. Foi um encontro onde tivemos a oportunidade de refletir sobre as conquistas recentes dos profissionais de arquitetura e os desafios que ainda enfrentamos em prol da nossa categoria. Foi um momento também de reforçar nosso compromisso com a defesa dos interesses de todos os profissionais que representamos, estendendo nossas bandeiras e representando o nosso estado. As discussões foram ricas e as soluções encontradas pertinentes para a atual conjuntura. Juntos, traçamos estratégias para fortalecer ainda mais a nossa representatividade em todos os meios em que somos necessários.
Entre todos os assuntos discutidos nos três dias pelos conselheiros destaca-se as atividades do Urban 95, o protagonismo do papel do IAB em políticas de assistência técnica para habitação de interesse social, as atribuições que temos junto ao CAU/BR em relação a padronização da tabela de honorários, a participação em concursos de arquitetura, a tecnologia aplicada ao serviço de arquitetura e urbanismo, a organização do grande evento de Política Urbana que será realizado em outubro em Brasília, o protagonismo e a articulação que o IAB tem entre entidades e a sociedade civil, a importância do IAB em diversas instâncias seja Estadual e Nacional, e por fim a paridade de gênero em todas as instâncias e cargos do instituto, como também, o alcance de representatividade do povo brasileiro.
Destaque à paridade de gênero, que se julga importante para uma sociedade justa e inclusiva. Refere-se a igualdade de direitos oportunidades e tratamentos entre pessoas de diferentes gêneros, promovendo a eliminação de todas as formas de discriminação e preconceitos baseadas no gênero. Ao se ampliar o debate para a paridade de gênero dentro da instituição, buscamos promover justiça, os direitos humanos, a saúde, a paz e a igualdade de oportunidade para todas as pessoas, independente de seu gênero. A representatividade visa corrigir as desigualdades estruturais enfrentadas pelos grupos raciais discriminados. Ao conscientizar a existência desses grupos marginalizados, promovemos a igualdade de oportunidades e o combate ao racismo estrutural presente em diversas esferas da nossa sociedade. Essa abordagem é uma resposta a contextos onde a discriminação racial persiste e não deve ser encarada como uma solução única mas como parte de um conjunto de ações necessárias para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É uma luta contínua e coletiva e que agora pretende ser parte de uma política defendida por todos os departamentos do IAB. Ao tornar-se uma política defendida de forma unânime, o IAB está demonstrando seu compromisso ao enfrentar este problema e promover a inclusão em todas as áreas de atuação, se posicionando como um agente de mudança social e como um exemplo para outras instituições. Essa abordagem coletiva e abrangente fortalece a voz e a influência do IAB na sua representatividade e é uma responsabilidade compartilhada com todos a unir esforços na ampliação do debate. E ao ampliar o debate, se torna um compromisso, desempenhando um papel fundamental na construção de um futuro mais justo e inclusivo contribuindo para a construção de um mundo onde todos tenham igualdade de oportunidades independente de sua raça, origem ou classe social.
O IAB Santa Catarina na representação da vice-presidente Aretha Lecir Rodrigues dos Santos e conselheiro Anderson Busso agradece ao IAB Direção Nacional por toda a organização das pautas para esta reunião presencial e ao IAB Departamento Ceará – IAB/CE pela organização do evento, receptividade em sua casa e compartilhamento de sua cultura. Temos a partir deste evento um compromisso firmado de parceria com todos os departamentos presentes no IAB para a realização de diversas atividades e de comprometimento com a profissão do arquiteto e urbanista.
Aretha Lecir Rodrigues dos Santos

Vice-presidente – IAB/SC

foto 3

 

foto 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *