15 de outubro de 2022, 14h – 29 de outubro de 2022, 21h
Para realizar uma arquitetura sustentável precisamos estabelecer relações e criar redes positivas, responsáveis e transformadoras. Arquitetura é materialidade. A sustentabilidade na arquitetura depende dos materiais certos, no lugar certo, pelo tempo certo. Clientes desejam saber quais critérios de qualidade serão usados, para tomar decisões. Ser consciente exige um pensamento que valorize além da estética e funcionalidade, saber comunicar e engajar clientes, fornecedores e executores em um propósito.
O Curso “Design Circular para a Arquitetura Sustentável” vai te dar ferramentas para que conheça as técnicas e estratégias de circularidade e critérios de sustentabilidade. Serão 20h de conteúdo, explorando as relações benéficas entre as tecnologias humanas e os ecossistemas naturais. Crie espaços pensados como sistemas vivos que se relacionam com o meio ambiente e o lugar, e proporcionam uma experiência única de estilo de vida.
O CURSO
Ciclo de Vida, Cradle to Cradle, Economia Circular, Biomimética, você já deve ter ouvido falar desses conceitos. Saiba aplicar as práticas de Design Circular para Arquitetura, considerando todas as etapas do ciclo de vida dos edifícios, desde a escolha dos materiais e tecnologias, ao longo do período de uso e atualização.
Resumo: Curso de aprimoramento para diversas áreas que buscam conhecimentos profissionais avançados a partir da inovação, circularidade e a sustentabilidade. Metodologia imersiva e ágil, ministrada por especialistas com trabalhos premiados e larga experiência no mercado.
Metodologia: workshop em formato ateliê para desenvolver conceitos e soluções em demandas reais trazidas pelos participantes, com exercícios em grupo para aplicar os processos e conhecimentos apreendidos nas aulas.
Objetivos do Ateliêr:
- Usar novos conceitos para lançar ideias e tomar decisões mais conscientes e sustentáveis,
- Ampliar as opções e oferecer uma diferenciação integrando os espaços humanos com os sistemas da natureza,
- Defender suas soluções com mais segurança, respondendo aos desafios do nosso tempo.
Prepare-se para:
- Como tomar as melhores decisões desde a fase de projeto, para todo o ciclo de vida?
- Como ter uma visão mais sistêmica para co-criar positivamente com todas as áreas envolvidas?
Você vai aprender:
- Critérios para selecionar produtos, materiais, técnicas e fornecedores mais responsáveis.
- Identificar benefícios dos espaços construídos, para a saúde e a produtividade das atividades humanas e da natureza.
- Comunicar o valor da sustentabilidade para engajar clientes, parceiros e toda a cadeia da construção.
SUMÁRIO
Curso de Avanço Profissional, modalidade híbrido
Data: Sábados das 14h às 19h, dias 15, 22 e 29 (presencial) de Outubro de 2022.
Programa: Ateliê de Projeto + Seminário de Fechamento (03 encontros presenciais + 01 encontro on-line).
Turma: 25 pessoas (aulas presenciais – ateliês).
Local: IPOG – Square Corporate – Rod. José Carlos Daux, 5500 – Saco Grande, Florianópolis – SC
Infra-estrutura do Ateliê: Aulas serão nas salas equipadas e nos espaços do jardim do IPOG – Square Corporate. Espaços amplos com cadeiras e mesas móveis para formar grupos. Conta com projetor multimídia, internet wi-fi, quadro branco, café e água e banheiros próximos
Público-alvo: Profissionais que buscam aprimorar os espaços construídos, a partir da inovação e da sustentabilidade.
Inclui: Certificado 20h; Material didático no Ateliê; Coffee Break – Eco-gastronomia orgânica de fornecedores locais.
Orientações aos participantes: É necessário levar seu computador pessoal (!) e material de desenho que deseje.
Investimento:
- Inscrição para o Curso R$1.500,00 – 20% de desconto para inscrições até 30 de setembro!
- Associados IAB (profissionais e estudantes) 30% de desconto (preencha o formulário no link e solicite seu código promocional)
- Ex-alunos IPOG 20% de desconto (preencha o formulário no link e solicite seu código promocional)
- Condições especiais com descontos também para Grupos de empresas, professores e alunos universitário (preencha o formulário no link e solicite seu código promocional).
Acesse o link do Sympla para efeturar o pagamento parcelado:
https://www.sympla.com.br/design-circular-para-a-arquitetura-sustentavel__1713615?_gl=1*p91ru*_ga*MjEyNjMxMDk3Mi4xNjM3NzU0MzE4*_ga_KXH10SQTZF*MTY2Mzg2NzQwMi4yMDUuMS4xNjYzODY3NTUzLjAuMC4w
Informações: WhatsApp (48)99159.2866
Inscreva-se aqui
Alexandre Fernandes (GeoCidades, HZN e Modacer – Florianópolis): Há dez anos trabalha com estratégias e gestão da inovação para a Economia Circular para sistemas mais sustentáveis e inclusivos. Arquiteto Urbanista, Treinado em Cradle to Cradle® design framework pela MBDC – McDonough and Braungart Design Chemistry (EUA) e EPEA GmbH (ALE). Mestrado profissional em Gestão da Eco-Inovação, em Ciências do Meio Ambiente do Território e Economia na Eng. de Desenv. Sustentável, Université de Versailles (UVSQ, FRA). Mestre em Conforto Ambiental e Bioclimática em Construção Civil (UFSC). Idealizador da startup Moda CER para projetos de Design Circular. Co-fundador da startup HZNcircular para planejamento e processos de transição nas organizações. Consultor associado à GeoCidades para aplicação da Economia Circular para o desenvolvimento territorial. Senior Advisor na Plataforma Latino-americana de Economia Circular (CEP-Americas). Consultor no projeto de arquitetura da premiada CASA 01, ES Arquitetura. Experiência internacional como consultor internacional para o BID e CTCN, foi líder nacional para o MCTI, na assistência inter-regional “Roadmap de Economia Circular para o Brasil” (2021), Centro e Rede de Tecnologias Climáticas da ONU. Pioneiro em berço ao berço, official partner da EPEA no Brasil (2012). Assina o prefácio da 1a ed. brasileira do livro “Cradle to Cradle” de William McDonough e Michael Braungart (2014). Premiações e Reconhecimentos: Consultor em Sustentabilidade para a Casa ø1 (ES Arquitetura) Certificação Nível Platinum (2020) GBC Brasil Casa®, 1o lugar destaque sustentabilidade 4a ed. Prêmio Saint-Gobin Habitat Sustentável (2017), RTF Sustainability Awards (2017).
Deixe um comentário