MARIS1

CURSO EM BERLIM – 2018

ARQUITETURA E PAISAGEM EM TEMPOS DE MUDANÇAS: EXPERIÊNCIAS DE BERLIM – 2018

Concebido para arquitetos, estudantes e professores de arquitetura e interessados, este evento apresentará a arquitetura de Berlim através da teoria com palestras de professores da Universidade Técnica de Berlim, representantes do Senado de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Fundação Bauhaus e de profissionais liberais da cidade, bem como visitas guiadas aos locais mais expressivos da arquitetura berlinense.

Vale destacar os seguintes temas:

Habitação de interesse social – conjuntos habitacionais do período da república de Weimer, tombados pela Unesco, o modernismos na reconstrução de Berlim pós guerra e as propostas contemporâneas  que enfocam a sustentabilidade;

Experimentos ecológicos da década de 80 e 90 – contribuição para a sustentabilidade no meio urbano e da arquitetura;

Planos urbanísticos e arquitetura – da cidade pós-reunificada;

Áreas verdes como elemento de sustentabilidade urbana.

Contato e informações: studiodacor@gmail.com 

Depoimento de arquiteto catarinense presente ao evento de 2017:

 “No inicio de 2017 através de uma amiga, tive conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela Areas Berlin, mais especificamente sobre a Semana de Arquitetura Sustentável de Berlim, quando me inscrevi para o evento que ocorreu em julho de 2017. Como Arquiteto e Urbanista, atuando em Desenvolvimento Urbano e Arquitetura, vi no evento uma possibilidade de ampliar meus conhecimentos na área e principalmente ir além da teoria uma vez que o curso é inteiramente prático. A possibilidade de conhecer projetos implantados no campo de arquitetura e urbanismo sustentável e poder discutir com técnicos locais. A alta expectativa inicial foi enormente superada. A oportunidade de debater temas como Habitação de Interesse Social Sustentável, tratamento de aguas da chuva, uso de telhados verdes e criação de microclimas através do paisagismo, diversos tipos de parques urbanos, Arquitetura Sustentável, integração de modais de transportes, conhecer a historia da cidade de Berlim, sua destruição e reconstrução, isso tudo diretamente nos locais, com professores altamente qualificados que ajudaram a implantar o que existe de mais moderno em Arquitetura Sustentável, podendo aprender com seus acertos e seus erros na construção de cidades mais humanas, não tem preço. É algo que me marcou e ampliou meus horizontes. Ainda tenho que falar de poder conhecer obras dos arquitetos mais renomados da atualidade, conhecer a Bauhaus, experenciar a cidade de Berlim como um local, se deslocando de bicicleta, metro, trem e isso tudo acompanhado de uma guia perfeita, que te passa a paixão pela arquitetura e te faz ficar apaixonado por Berlim e sua arquitetura. Uma semana extremamente proveitosa que levarei por toda a vida. Outro detalhe que faz toda a diferença e que torna esta experiência inigualável é que todas as palestras são in loco. Enquanto nos deslocamos pela cidade de bicicleta, vamos mais que aprendendo, vamos sentindo e vivenciando o resultado de uma politica de urbanismo sustentável. Eu recomendo a qualquer profissional ou estudante a experiência e garanto que será inesquecível e extremamente proveitosa. Só um conselho, fique uns dias mais e se permita conhecer os museus, passear pelas avenidas locais, aproveitar a noite eclética de Berlin, seus restaurantes de todas as partes do mundo e tudo o mais que a cidade oferece.”

Jorge Luiz Hermes Junior

IMG-20180110-WA0014IMG-20180110-WA0020IMG-20180110-WA0019IMG-20180110-WA0015IMG-20180110-WA0013IMG-20180110-WA0026

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *