oficina-athis-ong-peabiru-florianopolis

Relato: Oficina ATHIS com Ong Peabiru

O GT-Habitação, Grupo de trabalho do IAB-SC em parceria com o SASC, promoveu Oficina ATHIS com a ONG Peabiru, durante os dias 17, 18 e 19 de março em Florianópolis-SC

A Oficina aconteceu na UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, com abertura pública na noite de sexta-feira, dia 17 de março, no auditório da Reitoria.

Durante os debates, com presença do cientista social Andrei Massa, arq. Fernando  e arq. Rafael Pereira da  Peabiru, arq.prof. Dra Maria Inês Sugai, arq. Lino Peres, arq. Prof. Dr. Paulo Rizzo e arq. Antonio Couto Nunes, foram apresentadas  experiências em habitação social já realizadas na região de Florianópolis.

As atividades da Oficina propriamente dita, para as 46 pessoas selecionadas em curadoria do GT-HAB iniciaram dia 18 com visita à comunidade parceira para conhecimento da realidade, suas carências e necessidades.

Entre os 46 participantes haviam moradores, líderes desta comunidade, que serviram de guias do percurso e contribuíram com relatos e considerações sobre a história e situação atual da ocupação.

Destacou-se a participação multidisciplinar do grupo, com a presença de profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos, engenheiros e advogados e suas contribuições para um diagnóstico amplo da falta de condições adequadas para a moradia no local.

Dois grupos dividiram-se entre projeto e debate institucional e ao final propostas preliminares foram apresentadas e estabelecida a seguinte agenda para ATHIS:

  • Proposta de elaboração de projeto como instrumento para solução dos problemas da comunidade parceira
  • Proposta de divulgação de ATHIS em todos os municípios de Estado.
  • Proposta de divulgação da ATHIS como direito.
  • Retorno à comunidade parceira.

A ideia é que o material produzido na Oficina seja amplamente divulgado. À medida que a edição for concluída, este material deve ser divulgado nas redes sociais das entidades participantes e na página oficial da oficina

A Oficina foi organizada pelo GT – Habitação do IAB/SC juntamente com o SASC, AMA e grupo AMORA .

Houveram 189 pré inscrições para a Oficina que foi financiada através do site benfeitoria com 120 contribuições e patrocínio da ANJO TINTAS e do SASC.

A participação foi gratuita e a curadoria foi baseada principalmente na possibilidade de fomentar o trabalho em ATHIS de grupos de profissionais em diferentes cidades  e a curto prazo.

Ao final da oficina uma equipe do IAB/SC realizou uma avaliação espontânea com os participantes, e o resultado foi uma nota média de 9,33.  Foi considerado ponto fraco, a ausência dos órgãos oficiais que foram convidados. E destacados como os pontos fortes, o debate sobre a ATHIS e a conexão com a comunidade.

O GT – Habitação IAB/SC seguirá trabalhando para cumprir este cronograma, e está aceitando novos membros interessados nesta área de atuação.

Contato com: secretaria@iab-sc.org.br

 

 

.

 

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *