logoiabdn

O IAB e o momento atual

Ante o quadro político e econômico em que se encontra o país, o Instituto de Arquitetos do Brasil reafirma o seu compromisso em defesa da democracia e da Constituição. O IAB reitera suas manifestações públicas, no mesmo sentido, expedidas na ocasião dos movimentos de junho de 2013 e em abril de 2015.

Aliado historicamente às forças democráticas, o IAB lutou contra o nazi-fascismo, pelas Reformas de Base, contra a ditadura militar, pela Anistia, pelas Diretas Já, pela Constituição Cidadã, pelo impeachment de Collor. Colaborou para a promulgação do Estatuto das Cidades e do Estatuto da Metrópole. Cunhou a expressão Reforma Urbana e a colocou na pauta política há cinquenta anos. Defende o Direito à Cidade como plataforma permanente.

O IAB reconhece que o quadro de dificuldades atuais, com graves repercussões para o exercício da profissão da arquitetura e do urbanismo, tem um de seus fundamentos no modo como o Brasil tem tratado a produção de seu espaço construído. Assim, tem a convicção que o Planejamento Urbano e o Projeto Completo são instrumentos fundamentais para a redução das desigualdades sociais e a democratização das cidades. O IAB considera indispensável a revogação do regime da Contratação Integrada/RDC e a promoção de um sistema de Planejamento como função de Estado.

O Instituto de Arquitetos do Brasil não apoia golpes. O IAB confia nas instituições democráticas para a superação das dificuldades do país. Reconhece a soberania popular como fonte da legitimidade política.

Rio de Janeiro, 18 de março de 2016.

Sergio Magalhães, Presidente – Irã Dudeque, Vice-Presidente – Fabiana Izaga, Secretária-Geral – Carlos Lucas Mali, Vice-Presidente Região Centro Oeste – Fabiano de Melo Duarte Rocha, Vice-Presidente Região Nordeste – Claudemir José Andrade, Vice-Presidente Região Norte – José Armênio de Brito Cruz, Vice-Presidente Extraordinário – Solange Souza Araújo, Vice-Presidente Extraordinária   Tiago Holzmann da Silva, Vice-Presidente Extraordinário – Rosilene Guedes de Souza- Vice-Presidente Extraordinária –  Norma Taulois, Diretora Administrativa e Financeira – Cêça Guimaraens, Diretora Cultural – Pedro da Luz Moreira , Diretor para o Congresso UIA2020Rio.

 

Autor: IAB-DN Data: 18/03/2016

Departamento Nacional: acesse

Compartilhe!

    4 comentários sobre “O IAB e o momento atual

    1. Não representa a minha opinião, o impetchman está na constituição e inclusive tem o rito estabelecido pelo STF…golpe é não escutar a maioria é querer desqualificar a única coisa que ainda está funcionando nesse país a Justiça seja para quem for…Esta na constituição o povo é soberano isso é democracia.

    2. Fico feliz em saber que nossa entidade não apoia o golpe, com isso automaticamente deve estar apoiando que os governantes atuais deixem seus cargos e sejam julgados pela justiça comum e consequentemente presos. O golpe vem sendo implantado em nosso país a aproximadamente 12 anos, mas acredito que esta no fim e que toda a nação terá um alívio em breve. Com isso nosso país voltará a acompanhar a economia mundial, cujo isso somos junto com alguns países socialistas os únicos em recessão. Parabéns IAB, juntos com a soberania popular iremos tirar esse governo atual.

    3. A manifestação do IAB é extremamemte importante e oportuna. Revela maturidade, algo necessário nos dias de hoje. A democracia precisa ser respeitada e a justiça seguir seus trâmites por inteiro, com isenção e imparcialidade. Os direitos precisam ser preservados, mesmo que isso implique na manutenção do atual governo. Estados de exceção não podem voltar a conduzir os rumos do país. Não ao retrocesso! Sim à democracia!

    4. O IAB também não me representa. Ninguém está querendo o fim da democracia. O que todos queremos é o fim da corrupção, seja ela onde estiver (qualquer partido). O povo brasileiro está cansado de ver a impunidade.

    Os comentários estão fechados.