COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO PARA O CAU?

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO PARA O CAU ?

As dúvidas são muitas e as informações escassas!

Esclarecendo os questionamentos recebidos, a eleição para o CAU é por chapas, de acordo com o sistema de proporcionalidade de votos, ou seja, o arquiteto vota em uma chapa.

Serão eleitos os candidatos pela ordem em que estão posicionados na chapa e de acordo com os votos que sua chapa receber.

Exceto no caso de chapa única, é muito provável que o futuro Conselho seja formado por candidatos de todas as chapas concorrentes.

Portanto é preciso analisar primeiro as propostas e depois os nomes, a chapa que tiver maior representatividade terá mais força para propor as mudanças que todos queremos.

 

Arq Vania Stephan Marroni Burigo

Presidente do IAB-SC

 

No dia da votação, 5 de novembro, os profissionais devem votar em uma chapa composta por um conselheiro federal e conselheiros estaduais, e respectivos suplentes, cujo número depende do colégio de profissionais do estado. Para conhecer as chapas, propostas, fotos e currículos dos candidatos, o profissional deve entrar no site do CAU de seu Estado.

A chapa que obtiver maior quantidade de votos elege o conselheiro federal que representará o estado no Plenário do CAU/BR. Já o plenário do CAU estadual será formado pelos conselheiros estaduais em número proporcional aos votos de cada uma das chapas concorrentes. Ou seja, se em um estado três chapas concorrem, aquela com a maior quantidade de votos terá o maior número de cadeiras no plenário estadual, que será completado com nomes das demais chapas, na proporção dos votos de cada uma.

Os presidentes dos CAU dos estados e do DF serão eleitos pelos próprios conselheiros estaduais na primeira reunião plenária de janeiro. Da mesma forma acontece com o a eleição do presidente do CAU/BR: conselheiros federais elegem entre si o presidente.”

Site do CAU-BR

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *