Organizada pelo IAB-SC, competição contará com arquitetos de todo o país.
Uma parte da história da serra catarinense será restaurada e devolvida à população por meio de um concurso nacional. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB/SC) foi contratado pela administração municipal de Lages para organizar competição que vai selecionar o melhor projeto para a adequação e requalificação do Mercado Público da cidade. O lançamento oficial ocorrerá nesta sexta-feira (27), às 17h, no local, com presença de convidados, autoridades, arquitetos e comunidade.
A competição vai escolher o projeto que apresentar melhor qualidade, atendendo às necessidades da comunidade e também preservando as características do prédio, construído na década de 1940, em estilo art déco. “Esta modalidade rende ótimos resultados e é uma forma democrática de valorizar nossos profissionais”, afirma Vania Burigo, presidente do IAB/SC no Estado. Para Jorge Raineski, secretário de Planejamento do município, “grandes projetos e obras no país e no exterior passaram por concurso para sua execução. A ideia é escolher o melhor”, explica.
Após o lançamento haverá prazo de 30 dias para inscrições no site do Instituto. Após essa etapa, a entrega dos trabalhos será feita em aproximadamente 80 dias. Os concorrentes devem apresentar seus estudos preliminares de arquitetura constando imagens e projeções que serão avaliadas por duas bancas de jurados. “Temos uma oportunidade única para devolver à cidade este patrimônio histórico e cultural. O objetivo é que o Mercado volte a ser parte integrante de Lages, refletindo sua cultura, gastronomia e ajudando a mover a economia local”, diz Vania.
A primeira banca do júri será constituída por cinco profissionais de arquitetura que selecionarão os três melhores projetos. Depois disso, os finalistas passarão pelo crivo de segunda banca representativa, formada por diversos segmentos (entidades, associações e universidades de Lages). “Nossa meta é fazer com que os desejos da sociedade sejam atendidos. Estamos buscando a participação efetiva da população na escolha do projeto e acredito que iniciaremos uma nova história do Mercado Público”, diz Malek Ráu Dabbous, arquiteto e presidente do núcleo do IAB em Lages
Deixe um comentário