marcio tomassini

Nota de Falecimento – Márcio Tomassini, vice-presidente do IAB-RJ

Márcio Tomassini de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, formou-se na antiga Faculdade Nacional de Arquitetura da UFRJ e, ao longo da carreira, construiu uma sólida reputação como arquiteto e urbanista. É autor, entre diversas outras obras, do Projac, da Rede Globo, em parceria com o arquiteto Antônio Guimarães. Tomassini concebeu todo o projeto e acompanhou a obra até a sua inauguração, em 1995. O projeto do Projac, localizado em Curicica, na Zona Oeste do Rio, foi reconhecido como referência brasileira em arquitetura sustentável. O Projac (abreviação de “Projeto Jacarepaguá”, hoje nomeado de Entretenimento Globo) está num terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, mas apenas 200 mil metros quadrados foram efetivamente edificados.  

Tomassini, por muitos anos, atuou como sócio do escritório de arquitetura Sociedade Brasileira de Projetos (SBP). Desenvolveu, ainda, uma série de habitações populares na cidade. Na esfera pública, coordenou a revisão da legislação urbanística do Rio de Janeiro, no governo do prefeito Saturnino Braga. Foi, ainda, consultor especial para aspectos construtivos do reconhecido Programa Favela-Bairro.

 

No Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), Tomassini exercia atualmente o cargo de vice-presidente, tendo sido conselheiro em outras gestões, com uma participação fundamental na elaboração de projetos e ideias em defesa da cidade.

 

Márcio Tomassini de Oliveira morreu aos 78 anos, na madrugada deste sábado, em casa, enquanto dormia. Deixa mulher, a geógrafa francesa Nicole Lacroix, três filhas e netos. O enterro será realizado neste domingo, às 14h30min, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O corpo do arquiteto será velado na capela 4, durante a manhã. 

 

marcio tomassini

Márcio Tomassini, no centro, em reunião no IAB

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *