IAB-44-ANOS

03 de outubro de 2013 – IAB/SC 44 anos!

IAB-44-ANOS

Trajetória é marcada por lutas e forte representação dos arquitetos e urbanistas catarinenses

“São 44 anos de muito trabalho para a valorização da arquitetura e dos arquitetos do Brasil”, resume a longa trajetória formada por muitos capítulos o presidente atual do Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina, Rael Belli. “Sempre estivemos à frente debatendo com os profissionais assuntos relativos ao exercício profissional, direito autoral, ética, planejamento urbano, arquitetura e a paisagem, ensino e formação profissional, e tantos outros temas em que os arquitetos são os principais autores e pensadores do assunto”, elenca Belli, que se orgulha do posicionamento da entidade em nível nacional conquistado com muita dedicação.

A fundação do IAB/SC teve início em Florianópolis, no dia 03 de outubro de 1969. Nos últimos anos o modelo adotado pela entidade passou a contar com a criação de uma rede composta por núcleos regionais. Atualmente são sete com sede em Blumenau, Lages, Joinville, Palhoça, Litoral, Criciúma e Chapecó que estendem a representação da entidade por todo o estado. Para Rael, trata-se de uma organização baseada na participação e integração dos profissionais das diversas regiões, que têm acesso as pautas discutidas pela instituição de forma descentralizada. “Nos últimos anos, o IAB-SC teve papel importante na articulação para a criação do CAU, o conselho próprio por qual lutamos por mais de 50 anos. Além disso trabalhamos para fortalecer uma das grandes bandeiras da entidade, que é o concurso público de arquitetura. Foram oito concursos nos últimos quatro anos e pretendemos encerrar o ano com pelo menos mais dois, alcançando assim uma média superior a dois concursos por ano no estado”, lembra o arquiteto.

Em todos estes anos de mobilização, certamente a concretização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo representa a conquista mais significativa da história da arquitetura brasileira. “Estamos com o CAU em atividade há apenas dois anos e já estamos sentindo mudanças no cenário de nossa profissão. São vários temas que estão em discussão e que afetam a vida de todos os profissionais daqui para frente. Um exemplo disso é o novo código de ética recém aprovado e a discussão que está em andamento sobre a questão do direito autoral na arquitetura. Participamos ativamente do conselho, com mais de 50% dos conselheiros ligados diretamente a nossa entidade”, complementa.

Entre as prioridades eleitas pela gestão, Rael ainda pretende intensificar a implantação de alguns projetos até o final do ano. “Trabalhamos em várias frentes paralelas, portanto, nosso principal objetivo é o resgate da parceria com os profissionais e de projetos voltados para atendê-los. Nesse sentido, estamos construindo uma gama de projetos anuais como o Workshop de Capacitação para iniciação profissional, o Prêmio para Graduandos em Arquitetura, Cursos de Capacitação do IAB e principalmente o FUNSAU, que dá acesso ao plano de saúde nos mesmos moldes e valores similares ao que tínhamos quando estávamos no CREA. Além disso, existe uma grande quantidade de convênios e parcerias que pretendemos viabilizar através do FUNSAU, fazendo assim com que os profissionais além de participarem das atividades do IAB-SC, possam ter vantagens financeiras, frutos dessa união”, pontua.

Sobre os desafios que envolvem a profissão daqui para frente, o presidente do IAB/SC não tem dúvida sobre a necessidade de divulgar o trabalho do arquiteto e urbanista para o conhecimento da sociedade. “Há um grande sombreamento no mercado no qual profissionais sem habilitação técnica atuam em áreas específicas e exclusivas do Arquiteto e Urbanista, tudo fruto de anos de falta de fiscalização do nosso antigo conselho profissional. O desafio agora é, em curto prazo, mudarmos essa realidade com um trabalho intensivo na fiscalização do exercício profissional e também na valorização da profissão do Arquiteto e Urbanista”, defende Belli”, defende Belli.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *