Wang Shu, da China, recebe o Pritzker 2012

O chinês Wang Shu, de 48 anos, acaba de ser agraciado com o Prêmio Pritzker, por muitos considerado o mais importante prêmio internacional de arquitetura – alguns o definem como “o Nobel da arquitetura”, outros preferem chamá-lo de “Oscar da arquitetura”.

Esta é a primeira vez em que o Pritzker é concedido a um arquiteto da China (Ieoh Ming Pei, ganhador do Pritzker em 1983, mesmo tendo nascido na China, é considerado norte-americano, por ter estudado e exercido a arquitetura nos Estados Unidos); dentre os motivos de sua escolha, é mencionado o intenso processo de urbanização que a China está atualmente vivendo, e que o resultado desse processo terá importância para todo o resto do mundo. A obra de Wang Shu, até o presente, foi toda realizada em seu país; provavelmente, a partir de agora, surgirão oportunidades para que ele realize projetos no exterior.

Dentre os demais arquitetos já agraciados com o Pritzker encontram-se dois brasileiros: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Mais informações sobre o Pritzker 2012 no endereço http://www.pritzkerprize.com/2012/announcement  .

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *