Datas:
29/08 e 30/08 das 9h às 17h
05/09 e 06/09 das 9h às 17h
Estrutura Total 40h.
Curso presencial.
Local: IPOG – Square Corporate – Rod. José Carlos Daux, 5500 – Saco Grande, Florianópolis – SC
O curso visa iniciar o aluno na teoria e prática da fotografia, educando e sensibilizando o olhar fotográfico para o objeto arquitetônico e a arquitetura como interface da fotografia nas suas múltiplas linguagens, modos de expressão, uso, técnicas, exibição e aplicações a partir de aulas teóricas, referências históricas críticas e exercícios práticos de caráter iniciante.
Objetivos específicos
• Exposição historiográfica e de teorias da fotografia como arte e como meio de comunicação – implicações sociais e estéticas. Expor história e teoria geral da fotografia e os seus expoentes, desde a fotografia experimental do século XIX, e a fotografia moderna, até casos da fotografia contemporânea que operam no tangente da arquitetura.
• Apresentar principais expoentes da fotografia de arquitetura e as suas intersecções com arquitetura e urbanismo de forma cronológica. • Apresentação dos recursos, técnicas fotográficas pioneiros, analógicos e digitais
• Proporcionar exercícios teórico-práticos de fotografia como suporte artístico e ferramenta da arquitetura e utilização da fotografia como ferramenta e meio da arquitetura e do urbanismo.
• Expor os processos digitais fotográficos e os seus impactos sociais e profissionais ante a arquitetura, compreendendo criticamente o papel da fotografia nas mídias e redes sociais.
• Possibilitar ao aluno uma compreensão e familiarização das técnicas de tratamento e edição de imagens digitais em dispositivos móveis e computadores (se aplicável)
Perfil dos alunos: iniciantes em fotografia, arquitetes ou profissionais afins (design e artes). Podem possuir equipamento ou, pelo menos, celulares com câmeras de alta qualidade.
Programa
- Aula 2 (tarde) Fotografia de arquitetura e arquitetura na fotografia – como podemos gerar imagens significativas em arquitetura? Exercício Prático e discussão de texto
- Dia 1 Aula 1 (manhã) Fotografia – história crítica e sensibilização do olhar Téorico
- Dia 2 Aula 3 (manhã) 1. A câmera fotográfica – tipos e funcionamento 2. A imagem digital – tipos, configurações, gestão e introdução ao tratamento Manuseio de câmera e equipamentos
- Aula 4 (tarde) 1. (des)Composição e técnicas fotográficas para arquitetura Exercício de composição / Exercício de análise 2. Análise Coletiva fotográfica – Casos 3. Análise fotográfica – Exercício
- Dia 3 Aula 5 (manhã) Fotografia de Arquitetura – técnicas e casos Fotografia de Interiores – técnicas e casos Prática
- Aula 6 (tarde) Oficina de Exercícios Fotográficos – Saída fotográfica e fotografia de arquitetura Teórica
- Dia 4 Aula 7 (manhã) – Fotografia de interiores – local a definir Prática
- Aula 8 (tarde) Análise final das imagens e encerramento Prática
Ministrante: Lucas de Mello Reitz
Arquiteto, fotógrafo e curador, formado pela Udesc e Universidad de Sevilla (2014) e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (UFSC, 2014). Desenvolve uma prática espacial crítica, com produção e pesquisa em culturas visuais, fotografia e multimídia, com experiências no Brasil, Bélgica e Canadá. Atualmente, cursa o programa de Curadoria de Arte Pública na HDK-Valand, Universidade de Gotemburgo. Foi participante do Cohort of Respondents do programa AFFIRMATIONS da Universidade de Columbia (2023, NY, EUA) para discussão de temáticas emergentes na arquitetura. Co-dirige e é curador do muq, experimentando o museu como prática em arquitetura, psicanálise e artes, com participações no Field Office Workshop 01 (Londres, 2023), Museu da Escola Catarinense (2022), The 5th Wrong Biennale (2021) e o Seminário Psicologia e Luto (2021). Professor de teoria e história da arquitetura entre 2017 e 2022 (UFSC e UDESC) e tutor no International Design Week da Academia de Belas Artes, Antuérpia (Bélgica, 2023). Compôs o Júri Artístico em 2023 do 2eme EDIQ Congrès e foi bolsista artístico em 2022 com a instalação multimídia “Exception Tectonique”, na Université Laval (Québec, CA, 2022). Artista participante e proponente do projeto de pesquisa “Paisagem Tendência”, premiada com Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, FCC (2022-23) e Prêmio Cultura Arquitetônica IAB 2023. Membro ativo do Arquitetura Bicha, referência na discussão da arquitetura queer no Brasil.
Acesse o link para fazer I N S C R I Ç Ã O:
Valores:
Associado (a) do IAB-SC – valor R$500,00
Não associado (a) do IAB-SC – valor R$1.000,00
Realização: IAB-SC
Apoio Institucional: IPOG
Deixe um comentário