IAB/SC com nova diretoria
Com posse da nova diretoria, instituto segue com a implantação de projetos que valorizam a atuação profissional
O Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC) passou por uma fase intensa de mudanças nos dois últimos anos. Com a instituição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), marcada pela desvinculação do sistema CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina -, foi inevitável reconstruir a base da entidade. “Quando assumimos o instituto tínhamos um desafio: ser um IAB de verdade, resgatar as origens alinhando o trabalho com o funcionamento do CAU. Era preciso reiventar o IAB”, frisou no seu discurso de encerramento de gestão o presidente Rael Belli, em cerimônia que empossou a nova diretoria do IAB/SC para o triênio 2014/2016, realizada no último sábado (14), no Ciaplan Empresarial, em Balneário Camboriú.
“Encontramos um IAB/SC já na era CAU e sem ter se preparado para isso. Nossa entidade tinha várias atividades vinculadas ao CREA/SC e não se estruturou financeiramente para a mudança de panorama que o Conselho representava. Era preciso imprimir um trabalho proativo, organizar a casa e fortalecer a entidade”, pontuou Rael. O momento de transição felizmente passou à custa de muito trabalho e dedicação da diretoria. A primeira estratégia adotada foi a retomada de rede IAB/SC alinhada com os núcleos. “Nosso Estado é pioneiro na criação dos núcleos regionais – legado deixado pelas diretorias anteriores – e eles potencializam a atuação da entidade e levam o IAB para perto dos profissionais”. Foram colocados em prática alguns projetos estaduais, a ativação da agenda de concursos públicos – foram dois grandes concursos realizados e mais três em fase de elaboração para 2014 – destacando a importância da arquitetura e o trabalho do profissional. A criação do FUNSAU – Fundo de Assistência Social dos Arquitetos e Urbanistas – em Santa Catarina também destaca os feitos desta diretoria.
Quem passa a coordenar as ações à frente do instituto, a partir de janeiro de 2014, é a arquiteta de Criciúma Vania Stephan Marroni Burigo. Associada do IAB/SC desde 1987, Vania entende a importância da organização e representação dos profissionais. “Sei que é uma responsabilidade e temos muitos desafios pela frente, sem dúvida, mas não estamos começando do zero. Essa diretoria, e as demais que ajudaram a construir a história da entidade, deixam condições para tocarmos os trabalhos de forma tranquila. Na nossa pauta estão vários projetos de continuidade como: a realização de concursos públicos, a formação e atualização profissional, os convênios criados (FUNSAU). Vamos trabalhar para nos aproximar da vida das pessoas, da sociedade, no fortalecimento dos núcleos regionais”, destaca. Além dessas prioridades Vania pontua a implantação da Lei de Assistência Técnica Gratuita e a criação do Núcleo Regional de Florianópolis. “Vamos continuar na mesma cultura e ideologia de trabalho realizados até agora”, enunciou. Ainda na noite foram empossads as novas diretorias dos núcleos regionais de Blumenau, Criciúma, Joinville, Palhoça, Litoral Norte, Lages e Chapecó.
Gestão 2014/2016
Diretoria
Vania Stephan Marroni Burigo – presidente
Denise Back – Vice-presidente
Alexandre Gobbo Fernandes – Diretor Institucional
Chiara Mariele Gurgacz Destro – Diretora Geral
Thiago Borges Mendes – Diretor Cultural
Alexandre Kronemberger – Diretor de Comunicação
Maick Souza da Rocha – Diretor administrativo/financeiro
Ações:
1. Implementar a lei de Assistência Técnica Gratuita nas cidades mais importantes do estado.
2. Dar continuidade a divulgação e realização de Concursos de Projetos para obras públicas, em todo o estado.
3. Incentivar a inserção qualitativa do arquiteto e ampliação de sua capacidade decisória na cadeira da construção civil e no cenário da política urbana das cidades, fazer campanha: Um arquiteto em cada município.
4. Buscar a instalação do IAB-SC em imóvel de valor histórico e arquitetônico, com condições de ampliar as atividades de encontro e culturais da instituição.
5. Intensificar o diálogo com outras entidades representativas da sociedade além das de arquitetura e urbanismo.
6. Fortalecer a instituição através de uma comunicação simples e direta com a sociedade e engajar mais fortamente os profissionais.
7. Apoiar institucionalmente os núcleos visando seu fortalecimento e autossuficiência financeira.
8. Interiorizar o IAB, realizando reuniões da diretoria estadual nos núcleos.
9. Investir em TI para melhorar acesso dos associados às informações do departamento e dos núcleos.
10. Divulgar para a sociedade as condições de contratação de arquitetos e urbanistas, através das mídias sociais.
11. Dar continuidade ao convênio com o FUNSAU (plano de assistência médica).
Deixe um comentário