Nota Técnica n° 001/2025

O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina por meio desta Nota Técnica vem expressar a preocupação do GT de Patrimônio sobre o projeto de reforma do ginásio de esportes Ivan Rodrigues, localizado em Joinville. Esta Nota vem contribuir com o debate público sobre este projeto e manifesta a preocupação do instituto com a possível descaracterização arquitetônica irreversível deste equipamento público.

Construído no final da década de 1970, o Ginásio Ivan Rodrigues é uma edificação representativa da arquitetura moderna no estado de Santa Catarina, caracterizando-se pela racionalidade construtiva, linguagem formal integrada aos ideais do movimento moderno e relevância simbólica e afetiva para a população de Joinville. Com sua volumetria expressiva, representa não apenas um marco esportivo e cultural para Joinville, mas também um testemunho de uma etapa relevante da história da arquitetura brasileira. A preservação de bens da arquitetura moderna tem sido, em todo o país, alvo de sucessivos ataques, muitas vezes justificados por intervenções que desconsideram seu valor cultural e arquitetônico.

Nesse contexto, a presente Nota Técnica considera e soma-se à mobilização da sociedade civil, expressa por meio da Petição Pública divulgada on-line promovida pelo grupo Amigos do Ginásio Ivan Rodrigues, composto por arquitetos e moradores de Joinville, que têm se manifestado contrários ao projeto em curso.

É importante ressaltar que não se questiona a necessidade de reforma da edificação, hoje em situação de abandono e comprometimento estrutural, e cuja requalificação se faz urgente para que possa novamente abrigar eventos esportivos, culturais e de lazer. No entanto, as imagens divulgadas do projeto indicam alterações substanciais que comprometem elementos originais da arquitetura do ginásio, com soluções que parecem desconsiderar sua concepção espacial e suas qualidades formais. Além disso, a proposta apresenta baixa sensibilidade em relação ao contexto urbano, sem um diálogo qualificado com o entorno imediato ou com a paisagem da cidade.

O projeto original do Ginásio Ivan Rodrigues apresenta qualidades arquitetônicas relevantes que devem ser valorizadas e potencializadas em um projeto de reforma. É plenamente possível adaptar o edifício às demandas e necessidades contemporâneas sem apagar sua identidade e significados históricos. Neste sentido, o IAB-SC recomenda ao poder público estadual que revise o projeto, promovendo um processo mais participativo e transparente, abrindo-se, portanto, à discussão com a população sobre o futuro deste equipamento público e envolvendo profissionais qualificados, a população e entidades representativas da arquitetura e do urbanismo.

Diante do exposto, o IAB-SC se posiciona contrário ao projeto de reforma apresentado, por entender que ele compromete de forma significativa a integridade de um bem representativo da arquitetura moderna catarinense. Entendemos que é viável recuperar a estrutura do ginásio e promover sua atualização funcional com soluções arquitetônicas de excelência, comprometidas com a preservação de seu valor cultural e com a qualificação do espaço urbano.

O IAB-SC coloca-se à disposição para colaborar com os agentes públicos na construção de alternativas que garantam a preservação do Ginásio Ivan Rodrigues, valorizando a memória coletiva e promovendo a qualificação arquitetônica e urbanística de Joinville.

 

Gustavo Pires de Andrade Neto

Presidente do IAB-SC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *