Florianópolis/SC, 02 e 03 de Dezembro de 2011
Objetivo
Ampliar a participação do escritório no mercado, comercializando mais e melhores projetos e serviços. Montar propostas de preço para qualquer tipo e dimensão de projeto ou serviço, simples ou complexo, para atender bem ao escritório e ao cliente.
Orçar preços dos projetos e serviços para os clientes com base nos custos do escritório, e não uma porcentagem do custo da obra, que atenda às necessidades do cliente e do escritório;
Gerenciar os projetos e serviços para obter a maior rentabilidade possível;
Conteúdo Programático
Comercialização de Projetos e Serviços:
Conseguir mais contratos para o escritório, aplicando técnicas de comercialização;
Ampliar as áreas de atuação do escritório e ganhar novos clientes;
Adaptar a proposta às condições de mercado para ganhar sempre;
Redigir a proposta tecnicamente adequada ao escritório e ao cliente;
Conseguir contratos de projetos e serviços que o escritório não tenha experiência anterior;
Aplicar modelos de propostas e contratos adequados a cada projeto ou serviço;
Conseguir contratos para diferentes projetos e serviços em um único cliente que já esteja instalado e operando;
Orçamento do Preço do Projeto ou Serviço
Utilizar técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de serviço;
Definir o escopo do serviço (planos, projetos, consultorias, e outros)a ser oferecido ao cliente, que atenda ao escritório e ao cliente; Quantificar o serviço para definir os custos do escritório; Orçar os custos diretos e os custos indiretos do escritório para executar cada serviço;
Orçar o preço do serviço (honorários) com base nos custos, adequado ao mercado e rentável para o escritório.
Exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços.
Gerenciamento do projeto ou serviço
Gerenciar os projetos, serviços, e o escritório, a partir dos parâmetros definidos na fase de preparação da proposta de preço do projeto ou serviço, para ganhar dinheiro sempre, por menor ou mais complexo que seja o cliente ou o serviço, através da coordenação do projeto com base em procedimentos e instrumentos;
Aplicar instrumentos de controle de custos e de prazos.
Público Alvo
– Arquitetos;
– Engenheiros de todas as especialidades;
– Agrônomos e Paisagistas;
– Geólogos;
– Tecnólogos;
– Designers e Designers de interiores;
– Administradores de empresas e economistas que atuem em escritórios, ou em firmas de projetos de arquitetura e engenharia
– Pessoal de administração, de Comissões de Licitação e do Departamento Jurídico de empresas do setor privado ou da Administração Pública que contratam projetos;
– Estudantes destas áreas.
- Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – S.Paulo – 1965;
- Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1989 e 1983.
- Professor titular de Projeto dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 ao presente;
- Professor titular de Projeto do Curso de Arquitetura da Universidade Anhembi Morumbí SP – 1997 ao presente;
- Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento & Marketing de Projeto: da FUPAM (FAU USP); AEA Academia de Engenharia e Arquietura; Consultre; Câmara de Arquitetos SP; Ycon SP; Spazio Idea PR; IABs, Sindicatos e Associações de Arquitetos e Engenheiros; e CREAs; e empresas e órgãos públicos em diversas cidades;
- Plano piloto, plano diretor e anteprojeto do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica); COPASP / MAER / INFRAERO
- Estudo preliminar do 3º terminal de passageiros em 1998; INFRAERO
- Gerenciamento do PDDT Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Estado de São Paulo; e Gerenciamento do Plano Nacional de Vias Navegáveis Interiores;
- Autor de 48 projetos industriais;
- Projetos de estações e terminais para o Metrô de São Paulo e para o Trem Metropolitano da CPTM;
- 108 projetos de edifícios para diversos fins: escolas, residências, escritórios, e outros;
- 14 projetos de arquitetura e urbanização de pontes, viadutos e elevados.
- Projetos e execuções de arte aplicada e design – painéis murais, esculturas, stands, e design gráfico.
02/12/2011 – sexta-feira das 14h às 22h
03/12/2011 –sábado das 08:30h as 12:30h
Local: SOCIESC Florianópolis – Itacorubi
Endereço: R Salvatina Feliciana Dos Santos, 525 – Bloco
Dados para depósito: CREDCREA 101-5 Banco do Brasil. Agência 3420-7. Conta Corrente 22840-0 Instituto dos Arquitetos do Brasil Dúvidas ou maiores informações sobre o curso com Julia pelo telefone (48) 3224-4428 ou pelo e-mail eventos@iab-sc.org.br
Demais Profissionais R$260,00
Acadêmicos não sócios do IAB R$180,00
Acadêmicos sócios em dia com a anuidade R$90,00
Arquitetos sócios do IAB em dia com a anuidade R$130,00
Inscrição:
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