WhatsApp Image 2022-06-10 at 17.02.12

Curso de Avanço Profissional Design Circular para Arquitetura Sustentável

Além da estética e funcionalidade, muitas pessoas buscam hoje um propósito. Realizar uma arquitetura sustentável demanda estabelecer relações positivas. É essencial saber comunicar vantagens econômicas, sociais e ambientais e engajar clientes, fornecedores e executores em um pensamento que valorize as redes responsáveis e transformadoras.

Conheça as técnicas e estratégias de Design Circular em sustentabilidade para a arquitetura. Explore as relações benéficas entre as tecnologias humanas e os ecossistemas naturais. Crie edifícios como sistemas vivos, que se relacionam com o meio ambiente, o lugar onde estão inseridos e proporcionam uma experiência única de estilo de vida.

Inscreva-se aqui

O CURSO

Ciclo de Vida, Cradle to Cradle, Economia Circular, Bioclimática, você já deve ter ouvido falar desses conceitos. Saiba aplicar as práticas de Design Circular para Arquitetura, considerando todas as etapas do ciclo de vida dos edifícios, desde a escolha dos materiais e tecnologias, ao longo do período de uso e atualização.

Resumo: Curso de aprimoramento profissional para diversas áreas que buscam conhecimentos avançados para a arquitetura, a partir da inovação, circularidade e a sustentabilidade. Metodologia imersiva e ágil, ministrada por profissionais especialistas com trabalhos premiados e larga experiência no mercado.

Metodologia: Ateliê para desenvolver conceitos e soluções em projetos reais escolhidos pelos participantes, com exercícios em grupo para aplicar os processos e conhecimentos apreendidos nas aulas. Workshop com vagas limitadas a 25 pessoas nos encontros presenciais. Palestra de abertura aberta para 100 pessoas on-line.

Objetivos do Ateliêr:

  • Usar novos conceitos para lançar ideias em projetos mais conscientes e sustentáveis.

  • Ampliar as opções e oferecer uma diferenciação integrando a arquitetura com os sistemas da natureza,

  • Defender seu projeto com mais segurança, respondendo aos desafios do nosso tempo.

Prepare-se para:

  • Como tomar as melhores decisões desde a fase de projeto, para todo o ciclo de vida?

  • Como ter uma visão mais sistêmica para co-criar positivamente com todas as áreas envolvidas?

Você vai aprender:

  • Critérios para selecionar produtos, materiais, técnicas e fornecedores mais responsáveis.

  • Identificar benefícios de um espaço para a saúde e a produtividade das atividades humanas e da natureza.

  • Comunicar o valor da sustentabilidade para engajar clientes, parceiros e toda a cadeia da construção.

MINISTRANTES

Alexandre Fernandes (GeoCidades, HZN e Modacer – Florianópolis): Há dez anos trabalha com estratégias e gestão da inovação para a Economia Circular para sistemas mais sustentáveis e inclusivos. Arquiteto Urbanista, Treinado em Cradle to Cradle® design framework pela MBDC – McDonough and Braungart Design Chemistry (EUA) e EPEA GmbH (ALE). Mestrado profissional em Gestão da Eco-Inovação, em Ciências do Meio Ambiente do Território e Economia na Eng. de Desenv. Sustentável, Université de Versailles (UVSQ, FRA). Mestre em Conforto Ambiental e Bioclimática em Construção Civil (UFSC). Idealizador da startup Moda CER para projetos de Design Circular. Co-fundador da startup HZNcircular para planejamento e processos de transição nas organizações. Consultor associado à GeoCidades para aplicação da Economia Circular para o desenvolvimento territorial. Senior Advisor na Plataforma Latino-americana de Economia Circular (CEP-Americas). Consultor no projeto de arquitetura da premiada CASA 01, ES Arquitetura. Experiência internacional como consultor internacional para o BID e CTCN, foi líder nacional para o MCTI, na assistência inter-regional “Roadmap de Economia Circular para o Brasil” (2021), Centro e Rede de Tecnologias Climáticas da ONU. Pioneiro em berço ao berço, official partner da EPEA no Brasil (2012). Assina o prefácio da 1a ed. brasileira do livro “Cradle to Cradle” de William McDonough e Michael Braungart (2014). Premiações e Reconhecimentos: Consultor em Sustentabilidade para a Casa ø1 (ES Arquitetura) Certificação Nível Platinum (2020) GBC Brasil Casa®, 1o lugar destaque sustentabilidade 4a ed. Prêmio Saint-Gobin Habitat Sustentável (2017), RTF Sustainability Awards (2017).

Flavia Vanelli (Rato Roi e Modacer – Jaraguá do Sul): Designer, formada em Comunicação Social, e especialista em Criação e Desenvolvimento de Produtos com foco em pesquisa, e atuação estratégica em Inovação, Sustentabilidade e Cadeias de Valor. Atuou como designer do Estúdio Orbitato (SC) desde sua formação, e está à frente do Estúdio Ratorói Moda e Design (SC) desde 2009, empresa que atua em design, inovação e desenvolvimento de novas superfícies e produtos, bem como em todo o seu contexto de influências mapeando oportunidades, desafios e soluções que alimentem o engajamento da cadeia até o consumidor final. Atualmente participa do Modacer, startup com o objetivo de auxiliar a indústria na transição para a Economia Circular. É curadora do projeto especial Hub Conexão Criativa, para negócios de Impacto no Salão Inspiramais/ SEBRAE (na 8º edição) e do Espaço da Sustentabilidade mostra de componente brasileiros, replicada em feiras internacionais como a IFLS+EICI – Colômbia e a APLF Dubai com realização da APEX BRASIL E SEBRAE NACIONAL. Premiações e Reconhecimentos: Fez parte da equipe premiada no Brasil Design Award (2021), uma das maiores e mais importantes premiações do país, com medalha de prata na concorrida categoria Design de Impacto Positivo. Exposição (2020) no Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, durante a premiação Ro Plastic Prize da galerista Rossana Orlandi. Exposição no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e Prêmio Objeto Brasileiro. Prêmio D. Catarina – recebeu reconhecimentos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e Centro Design Catarina, coordenadores da Bienal Brasileira de Design.

SUMÁRIO

Curso de Avanço Profissional, modalidade híbrido

Data: Sábados das 14h às 19h, dias 09 (on-line), 16, 23 e 30 (presencial) de Julho de 2022.

Programa: Seminário de Abertura + Q&A (01 encontro on-line); Ateliê de Projeto + Seminário de Fechamento (03 encontros presenciais).

Turma : 25 pessoas (aulas presenciais – ateliês), 100 participantes on-line (seminário de abertura)

Local: IPOG – Square Corporate – Rod. José Carlos Daux, 5500 – Saco Grande, Florianópolis – SC

Infra-estrutura do Ateliêr: Aulas serão nas salas equipadas e nos espaços do jardim do IPOG. Espaços amplos com cadeiras e mesas móveis para formar grupos. Conta com projetor multimídia, internet wi-fi, quadro branco, café e água e banheiros próximos

Público-alvo: Profissionais que buscam aprimorar projetos em arquitetura a partir da inovação e da sustentabilidade.

Orientações aos participantes: É necessário levar seu computador pessoal e material de desenho que deseje.

Inclui:

Certificado 20h;

Material didático no Ateliê;

Coffee Break – Eco-gastronomia orgânica de fornecedores locais.

Investimento:

Inscrição para o Curso R$1500,00

Inscrição no Seminário de Abertura on-line R$125,00 (grátis para alunos inscritos no curso).

Associados IAB 30% de desconto

Estudantes IAB 20% de desconto

*Condições especiais para grupos de empresas e grupos de alunos IPOG (entre em contato)

Informações: WhatsApp (48)99159.2866

Inscreva-se aqui

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *