WhatsApp Image 2022-03-20 at 11.01.31

Ciclo de Oficinas de Ideias: Arquitetura e Urbanismo Pós Pandemia, A Ressignificação das Cidades e Edificações

Data: 25 e 26 de março de 2022, com as  início as 18:30hs,  na Sala Ilha Terceira, no Fireze Business hotel, localizado na Avenida Atílio Pedro Pagani, 300, Passa Vinte, Palhoça/SC.

SEXTA-FEIRA (25/03)
18h30 – 19h00 –  Café de Boas-Vindas
19h00 – 19h15  – Mesa de Abertura do Evento
19h15 – 19h45 – Palestra Prof. Roberto de Oliveira (SC)
19h45 – 20h15 – Palestra Arq. Mário Figueroa (SP)
20h15 – 20h45 – Palestra Arq. Dietmar Starke (RJ)
20h45 – 21h30 – Debate

SÁBADO (26/03)
09h00 – 12h30

Oficina Participativa com os Palestrantes:

Arq. Mário Figueroa e Arq. Dietmar Starke

(somente inscritos previamente)

Teremos palestra presencial na sexta a noite e oficina prática no sábado, com os arquitetos Dietmar Starke e Mario Figueroa.

Uma oportunidade única de desenvolver coletivamente, com profissionais de trajetória internacional, ideias, ações e projetos relevantes às nossas cidades neste novo momento de pós pandemia.

No dia 25 será feito uma palestra com os 3 convidados que vão colocar o tema principal do Seminário em debate.

No dia 26  será feito uma Oficina,   dessa vez com um olhar mais específico para a região da Grande Florianópolis.  A Oficina, restrita a 40 pessoas, os convidados Mário e Dietmar, com a colaboração dos colegas do Núcleo vão poder discutir ideias e propostas sobre o tema da Mobilidade Alternativa para a região, com ênfase no transporte marítimo e outros modais.

INSCRIÇÃO: para PALESTRA do dia 25 de março, das 18:30hs as 21:30hs

100 vagas – evento gratuito.

Acesse o link: https://forms.gle/SKYRz8Lw1YEnv8Np8

 

INSCRIÇÃO: para OFICINA dia 26 de março, das 09hs as 13hs

40 vagas

20 vagas gratuita para os associados do IAB-SC

20 vagas para não associados Valor  R$ 40,00

Acesse o link:https://forms.gle/YV8PKf5jkHUcqJ8v5

Evento promovido pelo IAB SC e patrocinado pelo CAU SC.

WhatsApp Image 2022-03-03 at 16.34.00 (1)

Objetivo Principal

Promover um Ciclo de Oficinas de Ideias com objetivo de produzir reflexões sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no comportamento e no cotidiano das pessoas e na cidade, analisando seus reflexos na utilização dos espaços públicos bem como as necessárias (re)adequações dos espaços construídos. Portanto, o projeto denominado, CICLO DE OFICINAS DE IDEIAS: ARQUITETURA E URBANISMO PÓS PANDEMIA, A RESSIGNIFICAÇÃO DAS CIDADES E EDIFICAÇÕES, é uma ação que o IAB vai promover em duas cidades de Santa Catarina (Palhoça e Blumenau) com patrocínio do CAU/SC. O fato é que o mundo vive uma nova realidade socioespacial devido aos efeitos e mudanças comportamentais oriundas da pandemia e essa discussão não pode ser adiada pelos profissionais que pensam e planejam as cidades e seus espaços devido a urgência de se antecipar às futuras necessidades da população.

BJETIVOS ESPECÍFICOS DO CICLO DE OFICINAS
1. Fomentar o debate entre os profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo sobre os impactos que a pandemia da Covid-19 vem provocando nos arranjos dos espaços públicos e edificados das cidades, bem como da necessidade de adequação dos espaços habitacionais em relação à salubridade, ao ensino remoto e para o teletrabalho;
2. Contribuir para aprimorar a formação dos profissionais e estudantes da área da arquitetura e urbanismo no campo das mudanças espaciais principalmente para o momento pós pandemia;
3. Propor a reflexão do público-alvo (arquitetos, urbanistas, estudantes e demais profissionais) estimulando o olhar crítico por meio da contínua formação, capacitação, aperfeiçoamento, valorização e inovação profissional de ações do exercício da arquitetura e do urbanismo;
4. Produzir material que possa servir de inspiração nas atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista.
CONEXÃO COM OS OBJETIVOS DO MILÊNIO – ODS
O projeto integra a Meta ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que tem como objetivo “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.” Em particular, a Meta 11.1, exige que até 2030, a humanidade deva garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas. No Brasil, temos com Meta até 2030, “garantir o acesso de todos a moradia digna, adequada e a preço acessível; aos serviços básicos e urbanizar os assentamentos precários de acordo com as metas assumidas no Plano Nacional de Habitação, com especial atenção para grupos em situação de vulnerabilidade”. Por outro lado, a implantação do ensino remoto e do teletrabalho são atividades que passaram fazer parte da rotina dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, e provavelmente são ações que devem permanecer no período pós pandemia. Diante disso, acreditamos que esse novo modo de vivenciar as cidades e suas edificações necessita de um repensar por parte dos profissionais que atuam diretamente com o projeto e construção desses espaços, sejam eles áreas abertas ou edificadas, exigindo que a arquitetura e no urbanismo seja adequado frente a esses novos tempos. Dessa forma, o IAB/SC propõe estimular e ampliar o debate em torno desses desafios.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *