centro-leste-4-800x456

IAB pede cuidados “redobrados” sobre projeto do Centro Histórico de Florianópolis

A seção catarinense do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) está pedindo, em carta aberta, “mais uma rodada de discussão” sobre o projeto de revitalização da ala leste do Centro Histórico de Florianópolis que serviu de base para o processo licitatório feito pelo Executivo.

A entidade manifesta apoio aos investimentos previstos para a área, mas cobra cuidados “redobrados para que o projeto seja eficiente nos seus objetivos de melhoramentos urbanos” sem “desqualificar o tecido histórico da cidade”.

A primeira versão do projeto recebeu questionamentos de alguns arquitetos e urbanistas em função da retirada total dos paralelepípedos. Com os ajustes feitos, a troca das pedras será, no entanto, apenas parcial.

Comerciantes e empreendedores que ainda resistem – mesmo diante decadência das duas últimas décadas – consideram as intervenções no entorno da praça 15 e ruas próximas como vitais para a recuperação econômica da região.

Apesar de ter concluído a licitação, a secretaria municipal de Infraestrutura ainda avalia a melhor data para início das obras.

 

Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *