certificado

O que é o certificado digital? Pra que serve? Como e onde usar?

O que é o certificado digital?

O Certificado Digital é uma ferramenta que substitui a assinatura física presencial. Pode ser de pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ), que irá garantir a sua segurança em ambientes virtuais (eletrônicos) garantindo a autenticidade, confidencialidade e integridade de documentos no meio virtual com validade jurídica.

 

Pra que serve?

Com o Certificado Digital você pode assinar documentos online com diferentes aplicações: bancária, assinar declarações, autentificar notas fiscais de serviço além de login em ambientes virtuais com segurança. Ele é um facilitador de transações online.

Este tipo de operação eletrônica possui métodos pré-estabelecidos de verificação que garante seu rastreamento, consequentemente sua autenticidade, confidencialidade, integridade por meio do Certificado Digital.

 

Como e onde usar?

Após a sua aquisição, feita de acordo com seu objetivo, seu uso pode ser feito através da utilização cujo armazenamento pode ser fixo ou móvel.

Fixo: Certificado A1 – é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano.

Móvel: Certificado A3 – é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Tem validade de 1 a 5 anos.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *