Espaço ficará em píer às margens da Orla Conde, próximo à Igreja da Candelária, e integrará o corredor cultural da região
RIO — A maré de reinvenção aguardada para o Centro do Rio ganhará mais um projeto para impulsionar as mudanças. Um concurso vai escolher o projeto arquitetônico do futuro Museu Marítimo do Brasil, que será construído no Espaço Cultural da Marinha, no caminho da Orla Conde, próximo à Igreja da Candelária. O novo espaço, que se juntará a um corredor cultural com joias como o Museu do Amanhã e o Museu Histórico Nacional, abrigará parte da história marítima tão fundamental à formação do país, além de celebrar a relação do brasileiro com o mar.
O concurso é realizado pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil, e pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). As inscrições começam a partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, e vão até o dia 23 do mês que vem, em um portal que será divulgado pelo IAB/RJ. À frente da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o vice-almirante José Carlos Mathias lembra que a ideia de uma disputa, com um júri de profissionais renomados, foi estimulada pela experiência bem-sucedida entre Marinha e IAB-RJ para a construção da Estação Comandante Ferraz, na Antártica, em 2013, quando 74 trabalhos foram entregues.
No Museu Marítimo, diz o vice-almirante, a expectativa é de um espaço não só para abrigar peças históricas, mas também de interatividade e com áreas para observar a Baía de Guanabara e as belezas do Centro do Rio.
Deixe um comentário