WhatsApp Image 2021-03-23 at 10.34.40

IAB lança edital para seleção de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar sua nova plataforma virtual

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), em parceria com a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Agrupación Arquitectura y Niñez de América (ANDA) e o programa Architecture & Children da União Internacional de Arquitetos (UIA), lançam para todos os países da América Latina o edital de chamamento público para a seleção de ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância para integrar a nova plataforma virtual de projetos do IAB.

A plataforma que será lançada no dia 06 de maio de 2021 reunirá ações e experiências de boas práticas em diversas áreas, tais como Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e outras. O primeiro chamamento para compor a plataforma tem como tema a Primeira Infância na América Latina e faz parte do projeto “BRA-2020-022 IDB Technical Assistance for Urban95”, um projeto colaborativo realizado por meio de parceria técnica entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bernard van Leer (FBvL) que tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

O IAB reconhece a importância do acolhimento humano desde o início da vida. Sob essa ótica, portanto, defende a produção, a implementação e a ampliação de soluções técnicas com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 a 6 anos por meio da incorporação do conceito de primeira infância em projetos, ações e políticas que envolvem a arquitetura e o urbanismo.

Potencializar a participação das crianças em idade de primeira infância no meio urbano fortalece seu protagonismo no debate público e alerta sobre a importância de sensibilizar esses indivíduos sobre seu papel como sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa. Escutar e garantir o reconhecimento de crianças pequenas como cidadãos promove a construção de cidades inclusivas para todos.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 06 e 16 de maio de 2021 através de um formulário que será disponibilizado na plataforma virtual de projetos do IAB.

Os interessados poderão inscrever ações de boas práticas relacionadas à Primeira Infância em seis categorias: Projetos e Obras; Políticas Públicas; Estudos Técnicos, Pesquisas Acadêmicas e Atividades de Extensão ou Publicação Específica; Projeto de Mobiliário; Comunicação Visual e Design; e Ações, Programas e Intervenções Educativas e Culturais.

O edital de chamamento está disponível nas versões em espanhol e em português e podem ser acessados através dos link a seguir: bit.ly/edital_iab_es e bit.ly/edital_iab_pt

A rede Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da FBvL que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Convida assim líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

Para mais informações sobre a Urban95 clique aqui

Plataforma virtual de boas práticas do IAB

A plataforma virtual de projetos do IAB, que será lançada no dia 06 de maio de 2021, é uma ferramenta tecnológica para divulgar e conectar as boas práticas em projetos, programas e políticas públicas que se utilizam de estratégias voltadas à atuação do arquiteto e urbanista. Tem por objetivo publicar projetos, pesquisas e documentos nas diferentes áreas de conhecimento e aplicação da arquitetura como projetos que atuem sobre a primeira infância, a qualidade dos espaços públicos, a mobilidade urbana, o meio ambiente e a habitação de interesse social, por exemplo. Todos vinculados ao atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da implantação da Nova Agenda Urbana difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A plataforma tem como principal objetivo formar parcerias de articulação do conhecimento para que os gestores de instituições públicas e privadas possam encontrar bons exemplos, aprender novas práticas e entender as mudanças urbanas e sociais e econômicas que estejam voltadas à prática da arquitetura e do urbanismo, quando da necessidade de se implantar projetos e programas. A plataforma se coloca como um ambiente virtual para aproveitar as tecnologias que temos ao nosso favor para que as pessoas possam se aprofundar nesse arcabouço, dentro do nosso território, da nossa linguagem e das nossas diferentes complexidades culturais e territoriais.

 

https://drive.google.com/file/d/1N_fzt5kILWn6Db-PC3r1g1HpPVg4pDTd/view 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *