clovis

É com pesar que o IAB-SC comunica o falecimento do Arq. Clóvis Ilgenfritz da Silva

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Santa Catarina (IAB/SC), com profundo pesar pela perda do Arq.  Clóvis Ilgenfritz da Silva, pioneiro da Arquitetura Social, vem prestar sua homenagem a este profissional que se dedicou de forma exemplar à prática da boa arquitetura.

Foi ele quem implantou o primeiro projeto de ATHIS em Porto Alegre na década de 1970.

 

“Falecimento às 23h50 do sábado, dia 23, em Porto Alegre, do  arquiteto Clóvis Ilgenfritz da Silva, vítima de fibrose pulmonar. Ele tinha 80 anos e deixa três filhos: Letícia, Camilo e Tiago Holzmann da Silva , presidente do CAU/RS. O velório ocorre hoje, das 13h às 22h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e a cerimônia de cremação será na segunda-feira pela manhã, das 8h às 11h, no Crematório Saint Hilaire, em Viamão, na Região Metropolitana.

 

Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o arquiteto Clóvis Ilgenfritz da Silva dedicou boa parte de sua trajetória profissional a trabalhos de habitação popular e planejamento urbano, dividindo-a com a atuação em entidades representativas dos arquitetos. Ele foi pioneiro na defesa da Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, que considerava “como um SUS da habitação”, fundamental para melhorar as moradias e atingir um segmento da população sempre desassistido.

 

Para o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, “o ano de 2019 tem sido cruel para a Arquitetura Social do país. Nem bem nos recuperamos da morte de Demetre Anastassakis, em julho, agora recebemos o baque da perda de Clóvis Ilgenfritz da Silva. Sua obra expressou exemplarmente a diretriz da função social da Arquitetura formulada pelo I Congresso Brasileiro de Arquitetos realizado em 1945 e desde então sempre reforçada. Seu pioneirismo na implantação de um projeto de assistência técnica para habitação de interesse social, na década de 1970, em Porto Alegre, foi a semente da ATHIS no país. A morte de Clóvis causa uma enorme tristeza. A Arquitetura e Urbanismo, nossos colegas e o país perdem um guerreiro do bem”.

 

O arquiteto foi presidente e fundador da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986, e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), em suas primeiras três diretorias (1974 a 1983). Também foi vice-presidente do CAU/RS e conselheiro do CREA/RS. Em outubro passado,  Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), realizado em Porto Alegre, com o Colar de Ouro, comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e atuação profissional.

 

No currículo de Clóvis está também uma extensa atuação ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido um dos fundadores do partido (1981) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no mesmo ano.Foi vereador em Porto Alegre por três vezes na década de 1990 e deputado federal.“Quem não faz política, sofre a política dos demais”, dizia, incentivando a participação dos arquitetos e urbanistas em eleições para o Executivo e o Legislativo.

 

Para Nivaldo Andrade, presidente do IAB/DN,  “Clovis foi uma referência para todos nós e o IAB e os arquitetos brasileiros nos orgulhamos de tê-lo tido conosco. Sua missão de garantir o acesso à arquitetura e ao organismo às pessoas de baixa renda é extremamente atual e precisamos, mais do que nunca, nos espelhar em sua trajetória”.

 

Segundo  arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB e igualmente dedicado à Arquitetura Social, “Clóvis teve uma vida em defesa dos mais necessitados. Homem de trincheira, de luta, fortíssimo e de coração sensível. A mesma mão que batia acariciava e com uma dignidade enorme” . Em determinado momento, conta ele, ” precisei falar com o presidente da República e Clóvis não exitou: “É meu amigo, tchê, vamos lá…e foi importantíssimo pra que hoje os arquitetos brasileiros pudessem tratar da Assistência Técnica ás famílias de baixa renda. Idealizou a lei federal 11888/2008 depois de viver a prática da mesma”. Ele complementa, em despedida: “vá tranquilo meu guru, o bastão está em nossas mãos, você cumpriu sua parte. Obrigado. Um grande e carinhoso abraço”.

 

“A trajetória de Clóvis Ilgenfritz da Silva se confunde com a criação dos sindicatos de arquitetos e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, há 40 anos.”, diz Cicero Alvarez, presidente da FNA, falando em nome da Diretoria da entidade. ” Clóvis foi um grande profissional, colega e amigo de todos que passaram pela organização dos trabalhadores e luta sindical, merecendo nossas homenagens. O legado de Clóvis será sempre lembrado na luta por um mundo mais justo. Clóvis Ilgenfritz da Silva, presente!”.

 

Palavras de Ednezer Rodrigues Flores, conselheiro federal do CAU/BR pelo RS: “Clóvis Ilgenfritz da Silva , mestre, amigo, colega, referência profissional, cidadão, político, guerreiro, nos deixa um legado de vida, de companheirismo, de exemplo social. Guerreiro de várias batalhas, que lotou contra a tirania, a desigualdade social e por uma arquitetura de qualidade para os mais desprovidos; lutou sempre..por todos e pela vida. Como sindicalista mostrou que podemos ser fortes e ele foi assim até o seu passamento. Despedidas? Não. Intervalo. Nos veremos. Seu legado vive e estará sempre entre conosco. Um abraço aos familiares. Um beijo ao Mestre Clóvis. Que descanse o Guerreiro”.

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *