IAB SC PARTICIPA DE OFICINA PARA VIABILIZAR ESGOTO NA GUARDA DO EMBAÚ

71b438e4-8f44-458e-b270-0b64b553c9daGurda do Embaú. Foram três encontros que  contaram sempre com mais de 50 pessoas, e desse processo consideramos que a comunidade saiu empoderada e esclarecida sobre saneamento básico, normalmente um tema considerado “tabu”.

Concluimos esta etapa com êxito, formamos uma comissão e agora estaremos atentos e mobilizados para a etapa do projeto e obra (de responsabilidade da prefeitura de Palhoça, que acompanhou todo o processo).
Agradecemos aos membros do nosso Comitê Gestor Local da Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú, a participação da comunidade, dos órgãos e instituições governamentais e, especialmente, do eng. sanitarista Lucas Arruda, que voluntariamente se dispôs a coordenar as oficinas e nos assessorar até o fim desta caminhada.
Como resultado final, as oficinas apontaram para um tratamento coletivo descentralizado (uma estação somente pra comunidade da Guarda do Embaú), com tratamento combinando tecnologias com eficiência necessária para as restrições ambientais do local, com destaque para sistemas compactos e sistemas de raízes (wetlands) e à disposição final através de infiltração no solo com uma perspectiva de reuso futuro dessa água tratada.
Agora aguardamos a Audiência Publica a ser chamada pela Prefeitura de Palhoça, que irá avalizar nossas oficinas.
As Oficinas Comunitárias tiveram o apoio das Associações de Surf, Comunitária, Comercial e Empresarial, Pescadores, Barraqueiros, Canoeiros, Paróquia, Grupo de Mães, App.Escola Profa. Olga Cerino, Conselho Municipal de Turismo de Palhoça, Samae, Fcam, Instituto Meio Ambiente (IMA) e Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, ICMBIO/Apa da Baleia Franca, SOS Rio da Madre, Instituto dos Arquitetos do Brasil/SC,IAB SC e a OAB/Palhoça, Conselho Segurança Entorno Costeiro, Shopping Cópias, Lorena Bettio Arte Gráfica, QMC Saneamento e Supermercado Santos.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *