Logo_IAB_2013 (1)

ELEIÇÕES DO CAU-SC 2017

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO BRASIL UMA CHAPA, FORMADA SOMENTE POR MULHERES CONCORRE PARA UM CONSELHO PROFISSIONAL, 

NASCE NO IAB.SC UM MOVIMENTO INÉDITO, RESPONSÁVEL E COM IMPORTANTE MENSAGEM PARA A SOCIEDADE !

Em agosto de 2017, o IAB/ SC em decisão histórica homologou uma chapa composta somente por colegas arquitetas.Obedeceu a recomendação do IAB nacional no sentido de procurar compor com profissionais da categoria em todos os Estados a formação de chapas para concorrer aos seus CAUs.

Acatando a decisão, assim procedeu o IAB/SC após um debate interno que consagrou o gesto despojado dessas colegas que hoje  buscam consolidar uma vitória nas urnas, observando a democracia do pleito.

Importante salientar que a coragem e determinação das arquitetas surpreenderam seus colegas arquitetos e assim os fizeram compreender a grandeza do gesto na medida em que remeteu a compreensão de um apelo que extrapola o sentido menor do termo feminismo e assume a proporção da verdade mais profunda contida em nossos corações que por vezes mostra o lado mais cruel da sociedade em não admitir de fato e de direito o lugar que deve ocupar a mulher no centro das decisões.

É sem dúvida uma mácula que pelo menos nós arquitetos devemos mudar para que possamos ficar paz com nossa consciência e assim resgatar a própria História da arquitetura do Brasil que tem em nossas profissionais os exemplos mais notáveis de austeridade e disciplina, profissionalismo e construção.

Fato notório, que se destaca e torna mais compreensível o que escrevo: do grande universo de profissionais em SC quase sete mil ou mais, aproximadamente 61% são arquitetas. Mais da metade desse colégio e pasmem: ocupam apenas duas cadeiras num total de hoje treze conselheiros.

Absurda contradição!

Muitos incrédulos, não sensíveis ao apelo que demonstra de forma cristalina a injustiça contra a mulher e o erro que irreversivelmente a sociedade no país e no mundo vem produzindo, irão dizer: ora estão agora nessa chapa feminina?

Como se o gênero fosse alterar os destinos deste conselho, deste órgão publico federal, engessado e difícil como todos os outros no Brasil, elas serão a solução?

Nós arquitetos que estamos irmanados nessa caminhada diremos que sim, e sabem por quê?

Porque se eleitas, já quebrariam o paradigma sombrio que constatamos e demonstrariam finalmente a unidade dos profissionais de arquitetura em torno de seu Conselho e isso já representaria uma grande vitória e um grande avanço.

Acreditem estamos com grandes guerreiras, em sua maioria com especializações e/ou mestrados, cultura e conhecimento do mais alto nível humano e intelectual.

O desafio dessas amazonas, amparadas por notório saber e por nós arquitetos, orgulhosos, que irão dividir o cotidiano futuro do CAU desde já, como ativos no PRÓ-CONSELHO e assim buscar desatar os nós que enfeixam um sistema que deve ser repensado e aprimorado:

As arquitetas para o CAU”  é  UMA  CHAPA 2   DE   OPOSIÇÃO  FRENTE A ATUAL DIREÇÃO DE NOSSO CONSELHO! REPRESENTAM UMA RENOVAÇÃO.

OBSERVEM A NOMINATA:

 IRÃO VER QUE NENHUMA DAS PRINCIPAIS TITULARES SÃO DA ATUAL DIREÇÃO DO CAU/SC

As arquitetas para o CAU são colegas com um plano de ação técnico, responsável e coerente, que se propõe a avaliar profundamente os objetivos do CAU!

João Villanova Gallardo – Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 

—————————————————

LEMBRAMOS A TODOS OS ASSOCIADOS DO IAB/SC 

– o voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com o registro ativo (provisório ou definitivo) e em dia com as anuidades até 15 de outubro de 2017,

– é facultativo para profissionais com 70 anos ou mais,

A votação será realizada exclusivamente via internet. É fundamental estar com o cadastro profissional atualizado no SICCAU. Será no dia 31 de outubro das 0:00 hs até 23:59 hs.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *