Uso da Ponte Hercílio Luz após restauração será tema de oficina promovida pela FloripAmanhã

A Associação FloripAmanhã e a Prefeitura de Florianópolis, com apoio de uma rede de parceiros, irão promover no próximo dia 05 de outubro, a partir das 13h30, no auditório da CDL Florianópolis, a Oficina Criativa Governança em Rede para debater ideias sobre o uso da Ponte Hercílio Luz e seu entorno. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link

bit.ly/seminario-pontehluz  até dia 3 de outubro. Vagas limitadas.

 

O objetivo do evento é trazer a público alguns projetos e ideias sobre o uso da Hercílio Luz e da área de seu entorno após a conclusão de sua recuperação. O Instituto do Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) irá realizar uma apresentação do projeto “Ponte Viva: Novos Caminhos para o Planejamento Urbano”. Em seguida será realizado um painel para discutir o futuro da ponte e seu entorno.

De acordo com a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, a partir do momento que a conclusão da restauração da Ponte Hercílio Luz se aproxima, torna-se necessário debater com atores da prefeitura, universidade, engenheiros, arquitetos e sociedade civil sobre novas formas de utilização do local.

“Para Florianópolis, a ponte é uma referência muito forte em sua história. Não é apenas uma forma física de ligação entre continente e ilha. É o símbolo da cidade: basta ver que praticamente todo material de captação de eventos traz a imagem da Hercílio Luz”, afirma.

A utilização da estrutura após a reforma ainda é uma incógnita e divide opiniões. Anita Pires afirma que a oficina da FloripAmanhã tem como objetivo apresentar e debater ideias e sugestões para que todos os grupos, coletivamente, possam buscar alternativas. “A Ponte Hercílio Luz e seu entorno pode ser utilizada não somente para o transporte, como também para uma série de atividades culturais nas cabeceiras, por exemplo”, disse..

Anita Pires ainda explica que a questão do uso da Ponte Hercílio Luz é bastante complexa: a restauração é de responsabilidade do Governo do Estado e, ao mesmo tempo, os entornos e vias de acesso são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis. “A nossa ponte conta com essa questão muito particular. E isso divide opiniões sobre o uso após as obras”, revela. “Pensando nisso, o IPUF está analisando cenários possíveis de utilização da ponte e dos entornos, estabelecendo um novo olhar sobre o planejamento urbano”.

A oficina conta com o apoio da CDL, Prefeitura de Florianópolis, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), Movimento Traços Urbanos, Associação Catarinense de Engenheiros, Floripa Convention & Visitors Bureau, Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Grupo de Trabalho Público/Privado de Revitalização dos Espaços Públicos.

Confira a programação

13h30 – 14 horas Abertura
Associação FloripAmanhã e Prefeitura Municipal de Florianópolis – Grupo de Trabalho Público/Privado de Revitalização dos Espaços Públicos.

14h00 – Apresentação
Ponte Viva: Novos caminhos para o Planejamento Urbano – Michel Mittmann (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis)

14h50 – 16h50 – Painel: Qual o futuro da Ponte Hercílio Luz e de seu entorno?

16h50 – 17h30 – Debate

17h30 – 18h00 – Encaminhamentos e conclusões

18h00 – Encerramento

Local: Auditório da CDL Florianópolis – Rua Felipe Schmidt, 679 – Centro

Saiba Mais Sobre a Ponte Hercílio Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *