carolina

ARQUITETA DE BLUMENAU RECEBIDA PELO PRESIDENTE DA ALEMANHA

Arquiteta blumenauense Carolina Nunes estará em Berlim na quinta-feira para um encontro com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, empossado no último dia 19 de março.

Carolina está entre os pesquisadores do Bundeskanzler Stipendium, programa patrocinado pela chanceler alemã Angela Merkel e destinado a jovens líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e Estados Unidos. Tem como objetivo estreitar laços e construir a cooperação entre estes países e a Alemanha.

Carolina voltou sua pesquisa para o tema Rios e Cidades. Está levantando novas referências e fazendo diversos contatos com pesquisadores, ONGs, empresas e políticos. “Pretendo retornar ao Brasil com um novo referencial de desenvolvimento urbano sustentável, baseado na experiência alemã, e contribuir para a qualificação das cidades brasileiras”, explica..

Seu projeto leva o nome Humanität – Cities as Human Habitats, e foi recomendado para o programa pelo arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Dalmo Vieira Filho.

Entre as arquitetas que participam da edição atual do Stipendium, estão Lara Melo Souza, do Recife, que desenvolve projeto na área de Patrimônio Histórico, e a chinesa Rubing Zhang, vencedora do Prize of Asia Architecture Award na categoria Old and New, cujo projeto está na área de Patrimònio Industrial.

Na Alemanha desde julho do ano passado – com períodos de estudo na Holanda e Dinamarca -, Carolina está produzido vídeos, textos, fotos e áudios, compartilhados em diversas mídias. Além das pesquisas de campo, tem realizado diversas entrevistas com especialistas e se atualizado com a produção bibliográfica atual.

Na volta para o Brasil, o objetivo da arquiteta catarinense é trazer diretrizes, adaptadas para a realidade local. Carolina aposta nas novas formas de comunicação participativa, nas mídias sociais e vídeos. Espera que suas publicações e apresentações sejam utilizadas para embasar o poder público na tomada de decisões, e para conscientizar a sociedade civil.

 

Premiação

 

O presidente Steinmeier receberá Carolina e os demais pesquisadores do Stipendium no encontro de premiação da Fundação Alexander von Humboldt, que organiza o programa. A instituição promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha.

A rede global de ex-alunos, com mais de 26 mil pesquisadores em 140 países – incluindo 54 vencedores do Prêmio Nobel -, é o maior patrimônio da Fundação.

Mais de 570 pesquisadores internacionais são hoje convidados da Fundação Humboldt, vindos de locais dos mais diversos como Grã-Bretanha, Camarões, Sri Lanka, França, China, Cuba, Estados Unidos e, claro, Brasil.

Já para o próximo mês, Carolina tem um encontro agendado com a própria Angela Merkel, no dia 18 – esse, envolvendo apenas os pesquisadores do Bundeskanzler Stipendium.

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *