PROJETOS SELECIONADOS PARA PATROCÍNIO NO EDITAL DO CAU

Parabéns aos nossos três núcleos do IAB, Criciùma, Litoral Norte e Blumenau , que tiveram seus projetos selecionados para receber patrocínio do edital do CAU.

A produção habitacional das camadas mais carentes da população é baseada na autogestão e acontece sem a participação de técnicos da área, resultando em construções inadequadas e que comprometem o bem estar das pessoas, sobre todos os aspectos.

O projeto selecionado do núcleo de Criciúma propôs uma oficina para discussão e definição de um modelo para os escritórios de ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social), a fim de implementar a Lei 11.888/08 e orientar as prefeituras e profissionais, para melhorar a qualidade de vida de nossas cidades, ao mesmo tempo em que permite aos profissionais cumprirem seu papel no desenvolvimento da sociedade. Sendo que para isso planeja-se a metodologia do Design Thinking e a criação de uma rede multidisciplinar formada por profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, assistência social, direito, comunicação, professores e pesquisadores, servidores públicos, estudantes e líderes comunitários.

O projeto do Núcleo do Litoral Norte, que fundou o GT de habitação em 2016, e já em 2017 incentivado pelo poder público da cidade, identificaram o Bairro Jardim Denise com potencial para intervenção. O projeto Semearq como batizado, consiste em uma ação de capacitação e integração para uma comunidade de baixa renda da cidade de Balneário Camboriú, que permita sua população conceber, viabilizar, executar e gerir uma revitalização, requalificação e/ou reforma de um equipamento urbano comunitário degradado, inativo ou subutilizado. A chamada pública do CAU veio num período chave e vimos nele uma oportunidade para aproximar os profissionais, poder público e comunidade para um diálogo a respeito do que se trata essa Lei de assistência técnica e sobre a importância do arquiteto como um agente de qualificação urbana.

O Núcleo de Blumenau inscreveu dois projetos para este edital, um no eixo Escola e outro no eixo Cidade, sendo este último aprovado e será executado ainda este ano.

O título do projeto: Tecendo Conexões, ideias e discussão com a comunidade visando um novo modelo de cidade para as pessoas. Seu objetivo é fomentar ações na mesorregião do Vale do Itajaí, que oportunizem a discussão da cidade, no que se refere ao planejamento e intervenções urbanas, com maior e mais efetiva participação da comunidade, aproximando-se dos profissionais e dos agentes públicos, desta forma as ações do projeto pretendem promover o compartilhamento de ideias, troca de experiências e ampliar o sentimento de pertencimento da comunidade, contribuindo para ampliar o capital social da região.

O evento será estruturado com duas palestras e oficinas que tragam temas relevantes para a cidade a partir de uma metodologia de protipagem, reunindo representantes da comunidade e entidades que participam dos conselhos da cidade. Com isso, temos a oportunidade de criar um canal de diálogo entre a sociedade civil e o poder publico, que contribua com a construção de um modelo de cidade mais participativo.

Este projeto integra os objetivos do IAB em manter uma conexão com as escolas de arquitetura, e está conectado com dois projetos de extensão do curso de arquitetura da FURB denominados “Cidades para as pessoas: o empoderamento das organizações sociais” e ” Ateliê Vertical”.

 

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *