e-acao

Plano Trienal para Gestão 2017/2019

Segue o Planejamento Trienal para a Gestão 2017/2019 do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina, da chapa eleita – Unidade e Ação – no dia 09 de novembro de 2016.

Concurso Público

A proposta é um grande Seminário Estadual sobre o assunto, convidando prefeitos e secretarias de planejamento do estado junto com o Ministério Público, oportunidade em que o tema será enfocado e discutido buscando sua implementação, inicialmente nas principais cidades catarinenses.

Em decorrência, algo novo poderá ocorrer: a sequência da ação será regional, com a formação técnica do associado que se interessar pelo tema em cada cidade catarinense.

A intenção é multiplicar a ação a todos os Núcleos, para uma gerência e controle de cada qual, cujo retorno financeiro será maior, portanto de interesse localizado de cada região.

A Casa do Arquiteto Catarinense e a Sede do IAB/SC

A meta é ter um espaço que possa ser doação de um prédio público tombado, ou com o apoio de nossos empresários outro bem imóvel localizado preferencialmente em Florianópolis ou em sua região metropolitana com um programa simples de necessidades.

Que possa contemplar espaços onde poderão acontecer: encontros, seminários, ambientes para cursos técnicos, hospedagem provisória para os sócios em visita técnica ou cultural à região, refeitório, área para lazer e recreação, para trabalhos eventuais e necessários, em especial para o jovem arquiteto (a). Como assim já existem com sucesso nos Núcleos em Criciúma e Blumenau.

Experiência e os Jovens Arquitetos associados: o resgate da experiência, cultura e conhecimento.

Será estatutariamente proposto o Conselho Consultivo do IAB/SC, uma instância de assessoramento cujas cadeiras serão ocupadas por todos os ex-presidentes e seus vices.

Como estamos constatando, jovens estão assumindo o IAB/SC, mas o monitoramento dos mais antigos é algo imprescindível. Estamos diante de uma Entidade historicamente cultural e seus antigos diretores devem continuar conosco, ocupando com o mesmo brilho o espaço de seu passado e assim permanentemente acompanhando e se necessário corrigindo as rotas dos novos mandatários. Aconselhando, opinando, participando de uma Instituição que fez parte de sua vida, de sua história profissional, humana e pessoal.

Grupos de Trabalho

Habitação de Interesse Social  –  Esta atividade funciona hoje como GT-Habitação, e já é referência nacional sendo muito elogiado pelos associados catarinenses. A proposta é continuar monitorando os trabalhos que já ocorrem nos municípios que já aderiram ao projeto por todo o estado de Santa Catarina.

Meio ambiente e Sustentabilidade–  O objetivo é buscar no Arquiteto Urbanista um profissional a serviço da prosperidade humana, para conceber edifícios e cidades que funcionam em cooperação com os ecossistemas e que, assim, a presença humana gere impactos benéficos e contribuam para melhorar a prosperidade da comunidade local de forma equânime.

Estudos Urbanos –  A abordagem será no Plano Diretor e a necessidade de seu constante aperfeiçoamento e revisão, adequando-o a realidade e crescimento das cidades, previsto no Estatuto da cidade.

Gestão e Administração: o plano estratégico já pensado

Foi o maior empenho da gestão atual conceber e alinhavar as metas administrativas pontuando todas as ações do IAB-SC.

O trabalho foi realizado junto ao SEBRAE, onde foram realizados inúmeros encontros e seminários e agora já com um Plano já existente, foi dado início de sua implementação, cujos principais eixos e ações estão disponíveis para o conhecimento de todos os associados e que também exige a reflexão de todos.

A Diretoria

A Diretoria Eleita, que assume oficialmente em cerimônia no dia 08 de dezembro de 2016, é composta por:

Presidente: Arq. João Villanova Gallardo
Vice – presidente: Arq. Robison Baldanza
Diretor Geral: Arq. Maykon da Silva
Diretor Institucional: Juliano Marini de Oliveira
Diretora Administrativa: Rejane Brognoli
Diretora de Comunicação: Gabriela Grespan
Diretor Cultural: Flávio Barreto

Os vídeos da Gestão estão disponíveis no canal: https://www.youtube.com/channel/UCyZxPe7POpUlLer7jNKGXLQ

Compartilhe!

    Um comentário sobre “Plano Trienal para Gestão 2017/2019

    1. Parabéns a Arquiteta Gabriela Grespan que antes de assumir conosco a Diretoria Estadual já desenvolve toda a programação visual do IAB.SC com muita competência. Sucesso Gabriela e vamos em frente.
      João Villanova Galhardo
      Presidente IAB.SC/Triênio 2017-2019

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *