56ª Plenária: CAU/BR e IAB-DF assinam contrato para construção de sede

O projeto arquitetônico do edifício será escolhido em concurso público

site 1

Em singela, mas histórica cerimônia realizada durante a 56ª. Plenária Ordinária do CAU/BR, em 21/07/16, os presidentes do Conselho,  Haroldo Pinheiro, e do IAB-DF, Matheus Seco, assinaram  contrato para a construção de uma sede própria para as duas instituições. Pelo acordo, o edifício será construído pelo CAU/BR em um terreno do IAB-DF em Brasília, e o espaço será divido entre as duas instituições.

Para Haroldo Pinheiro, o fato da obra ser realizada em Brasília, cidade emblemática para os arquitetos e urbanistas, é um grande e estimulante desafio. “Mas será igualmente significativa a oportunidade de colocarmos  em prática o que temos historicamente defendido e demonstrar que o melhor caminho, o mais correto, é a escolha do projeto pelo critério da melhor técnica, que é o critério do Concurso Público de Arquitetura”. O edital do certame, de caráter nacional,  deverá ser lançado em breve.

Da mesma forma, ressaltou ele, “coerente com a posição das entidades de Arquitetura e Urbanismo, a obra será licitada com projeto completo, desenvolvido em todos os detalhes de arquitetura e complementares, a um preço digno e com cronograma bem definido.  O valor disponível é baixo, mas nem por isso nossa sede será de menor qualidade e menor expressão. O dr. Lucio Costa dizia que uma cidade que tem nobreza não pelo excesso ou ostentação, mas pelo que ela em si representa”.

site

Matheus Seco, presidente do IAB/DF, afirmou que esse é um momento de grande felicidade para a entidade, pois concretiza um sonho de várias gestões anteriores. “A felicidade é maior ainda porque isso ocorre junto com o CAU, o que possibilitará um atuação mais rica junto ao governo e aos parlamentares nos assuntos pertinentes à Arquitetura e Urbanismo. Tenho certeza de que com a sede teremos onde celebrar novas conquistas para a sociedade e a organização da profissão”. Ele disse também que a sede deverá ser um exemplo de qualidade arquitetônica e boas práticas de contratações.

site 3

 

COMISSÃO – Uma comissão conjunta, com dois membros de cada instituição, coordenará e fiscalizará os atos necessários à realização do empreendimento, sob a direção conjunta dos presidentes do CAU/BR e do IAB-DF. Os dois membros do CAU/BR, eleitos pelos seus pares, são os conselheiros federais Celso Costa (Mato Grosso do Sul) e Heitor Maia(Alagoas), tendo o conselheiro Sanderland Coelho Ribeiro (Piauí) como suplente.

 

Celso

Celso Costa, conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul

Heitor Maia, conselheiro federal por Alagoas

Heitor Maia, conselheiro federal por Alagoas

Sanderland Coelho Ribeiro, conselheiro geral pelo Piaui

Sanderland Coelho Ribeiro, conselheiro geral pelo Piaui

Pelo IAB/DF, foram indicados para a comissão os arquitetos Luiz Otávio Alves Rodrigues e Célio Melio Costa Jr.

 

LOCALIZAÇÃO – A área da futura sede do CAU/BR e do IAB-DF é o Lote 21 da Quadra 603 do SGAS (Setor de Grandes Áreas Sul), uma dos últimos terrenos ainda disponíveis no centro da cidade. O texto do contrato foi aprovado na 3ª Reunião Plenária Extraordinária do CAU/BR, realizada em Brasília no dia 08/07/16, na oportunidade em que os conselheiros federais estavam em Brasília para a reunião ordinária das Comissões do CAU/BR.

 

O terreno do IAB-DF foi avaliado pela Caixa Econômica Federal em R$ 14,7 milhões. O CAU/BR deverá aplicar o mesmo valor na construção, sendo que R$ 10 milhões já estão disponíveis via receita de capital, ou seja, que só pode ser utilizada para investimentos. Ao final, cada entidade ficará com 50% do terreno e 50% do edifício, cuja solução arquitetônica deverá preservar a independência física e institucional das organizações. Como a lei prevê a criação de subcondomínios, cada parte fará a manutenção de sua área respectiva.

 

A edificação poderá ser construída em uma ou mais etapas, a depender do valor total orçado para o empreendimento, com área total estimada em 7.500 m², assim distribuídas: 2.500m² em subsolo para garagem, acesso e locais técnicos, mais 5.000m² em três pavimentos e até 40% da cobertura (quarto pavimento) para área social útil.

 

Publicado em 21/07/2016

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *