Falecimento do arquiteto Benito Sarno

logoiabdnO Instituto de Arquitetos do Brasil IAB lamenta o falecimento, no último dia 06 de fevereiro, do arquiteto Benito Sarno, Conselheiro Vitalício da entidade, Presidente Nacional na gestão 1970-1972. Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade da Bahia em 1960, baiano, Benito desenvolveu vasta atividade profissional na área de arquitetura e urbanismo, tendo sido arquiteto da Seção de Projetos e arquiteto-chefe da Seção de Saneamento e Urbanismo do Departamento das Municipalidades na Secretaria do Interior e Justiça do Estado da Bahia. Exerceu também a Diretoria Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC (1983-87).

Na sua gestão à frente da Direção Nacional do IAB, Benito Sarno promoveu uma importante reforma estatutária que consolidou o Conselho Superior (COSU) da entidade como sua instância deliberativa máxima, bem como a obrigatoriedade de eleições baseadas em plataformas elaboradas por departamentos, e não mais simplesmente por nomes. No IAB-BA, Benito Sarno ocupou diversos cargos, dentre os quais a Presidência (1966-67) e a Vice-Presidência (1963-65). Foi durante a sua gestão como Presidente que a tão sonhada sede do IAB-BA, de cujo projeto é um dos autores, foi finalmente inaugurada, em setembro de 1966, durante o 6º Congresso Brasileiro de Arquitetos. No processo de construção da sede do IAB-BA, localizada na Ladeira da Praça, no Centro Histórico de Salvador, Benito foi ainda o responsável pela venda de ações e lojas, o que foi fundamental para viabilizar a conclusão da obra.

Pela sua relevante contribuição aos interesses da profissão, à cultura arquitetônica e ao IAB, prestamos nossa homenagem a Benito Sarno e nos solidarizamos para com os colegas do IAB Bahia e com seus familiares pela grande perda. Sérgio Magalhães, presidente do IAB Fabiana Izaga, secretária geral

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *