1

Assessoria técnica e gratuita de arquitetos: IAB de Chapecó encaminhará projeto de lei à Câmara de Vereadores

A necessidade da implantação da lei 11.888/2008 em Chapecó, tema do debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) na última quinta-feira (10) entre profissionais de arquitetura e engenharia e acadêmicos, será levada à Câmara de Vereadores daquela cidade a partir do próximo ano por meio de um projeto de lei formatado por um grupo de arquitetos do IAB-SC.

Durante o evento, realizado no auditório da Unochapecó, profissionais e estudantes conheceram a lei e debateram as principais situações de risco da cidade e como funcionaria a implantação da assessoria técnica gratuita às famílias de baixa renda.

“O evento foi bastante produtivo e superou as nossas expectativas. Estamos muito felizes com a participação de todos e com o comprometimento. Tenho certeza de que no próximo ano teremos ótimas novidades”, diz Katiane Balzan, arquiteta e urbanista e coordenadora da pós-graduação Lato Sensu em Sustentabilidade de Edificações da Unochapecó, elogiando ainda a participação e as contribuições pertinentes do promotor de Justiça Eduardo Sens.

No último dia 25 de novembro foi a vez de Lages debater sobre o assunto. Para a arquiteta Maryella Campos, o seminário terá excelentes desdobramentos já a partir de janeiro de 2016. “Esta questão deve ser defendida e debatida, porque as famílias que recebem até três salários mínimos devem ter acesso gratuito ​à assistência técnica​ gratuita”, considera.

 

Outros eventos

Além de Lages e Chapecó, o seminário de assessoria técnica gratuita ocorreu ainda em Florianópolis, Palhoça, Joinville, Blumenau, Brusque, Criciúma, em Chapecó e Balneário Camboriú. Para Vania Burigo, presidente do IAB-SC, os eventos serviram para entender o problema dos municípios, apontar caminhos e adotar estratégias eficazes para resolvê-los. “O objetivo do Instituto é fazer esta lei sair do papel e acontecer. Estamos muito determinados e felizes em ver a adesão das prefeituras e de ouvir seus relatos”, ressalta.

A arquiteta explica ainda que além levar o trabalho profissional de qualidade a todas as camadas socioeconômicas, a lei 11.888 ampliará o mercado de trabalho do setor, divulgando os benefícios que a arquitetura pode trazer à qualidade de vida das pessoas e à organização das cidades.

O evento é uma realização do IAB-SC, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), da empresa BBa Envidraçamentos e contou com apoio institucional da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina (SST-SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (Ceau-SC) e da Caixa Econômica Federal.

1

 

2

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *