RESERVA TÉCNICA – POSIÇÃO DO IAB-SC 08 EIXOS DE REFLEXÃO

A partir do debate que aconteceu na reunião aberta realizada pelo IAB-SC no dia 20/08/2015 em Florianópolis, com a presença de diversos colegas arquitetos do Estado, foram elaborados eixos estruturadores para orientar as ações, soluções e discussões referentes ao tema da prática de “Reserva Técnica – RT”.
Segue abaixo os oito eixos propostos:

1) Tratar de toda a cadeia “contaminada” da construção civil, em todas as escalas. (desde fabricantes, lojistas, decoradores, arquitetos, engenheiros, construtoras, etc)

2) Considerar as diferenças entre a responsabilidade dos grandes escritórios / profissionais sênior​ ​ versus a fragilidade dos pequenos escritórios / profissionais jovens.

3) Tratar da problemática do ato de “propina”/ “favorecimento antiético” como um mal que aflige diversas profissões.(p.ex. medicina, engenharias, publicidade, ​políticos)

4) Comunicar o Arquiteto como um “ponta de lança” na vanguarda de um movimento nacional a favor da ética profissional no Brasil.

5) Inovar as ferramentas de cálculo para valoração, precificação e comercialização para valorizar o projeto e conduzir para novas praticas. (p.ex. tabela de honorários, RRT, contratos, ​salário mínimo profissional)

6) Fomentar novos mecanismos e iniciativas para criar e fortalecer uma cultura ética na profissão. (p.ex. cooperativas de arquitetos, programas de formação ética continuada, presença de representações nas universidades, etc)

7) Renegociar o relacionamento com a indústria, o mercado e os arquitetos, para elaborar um novo pacto de mercado (o arquiteto deve ser um protagonista deste novo pacto).

8) Antecipar a reflexão entre os profissionais para adaptar-nos às novas formas de relacionamento do mercado que estão surgindo e surgirão num futuro próximo (o arquiteto deve estar pronto para o “ÜBER da arquitetura”).

O IAB-SC dará continuidade ao debate e construção para subsidiar o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC)  ​no sentido de ​orientar as práticas éticas e a maneira de atuação perante den​ú​ncias relacionas à prática da RT.

Reuniões abertas quinzenais continuarão a ser realizadas na sede do IAB-SC em Florianópolis. Para fazer contribuições por e-mail peça para fazer parte do grupo de discussão.

Mais informações secretaria@iab-sc.org.br .

Vania Stephan Marroni Burigo

Arquiteta

Presidente IAB-SC

IMG-20150823-WA0002

Compartilhe!

    Um comentário sobre “RESERVA TÉCNICA – POSIÇÃO DO IAB-SC 08 EIXOS DE REFLEXÃO

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *