Luiz Paulo Conde faleceu nesta madrugada, no Hospital Samaritano, em Botafogo, aos 80 anos. O arquiteto, ex-prefeito do Rio de Janeiro, ex-presidente do IAB em dois mandatos, ex-secretário municipal de Urbanismo e professor titular da UFRJ.
Conde se graduou pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. Foi o idealizador de projetos transformadores no Rio, como o Rio-Cidade, o Favela-Bairro e a construção da Linha Amarela. Entre os projetos arquitetônicos importantes, estão o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e as 50 escolas e centros de treinamentos poliesportivos para o Governo da Guanabara, além das escolas da Fundação Bradesco. Venceu, em 1963, prêmios do IAB-RJ e ganhou, ao longo da carreira, diversos prêmios internacionais, como o Vitruvio 96, da Argentina. Em 2010, foi homenageado pelo IAB com comenda Colar de Ouro, um reconhecimento à contribuição inestimável ao desenvolvimento da profissão e à melhora da qualidade de vida brasileira. Publicou, entre outros textos, o livro “Luiz Paulo Conde: um arquiteto carioca”, como parte de uma coleção editada pela Universidade de Los Andes, na Colômbia.
O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta profundo pesar pela morte do arquiteto e presta condolências à família. O corpo será velado a partir das 18h no Palácio da Cidade. O enterro ocorre amanhã, no Cemitério São João Batista, às 12h. O IAB publicará em alguns instantes novas informações sobre a história de Luiz Paulo Conde.
Data: 21/07/2015
Departamento: IAB RJ
Deixe um comentário