Assinado contrato para mais uma etapa do projeto do Mercado Público

“Em virtude das condições precárias em que se encontra o Mercado, buscávamos alternativas. Então surgiu a ideia do concurso que foi um sucesso e dará uma nova cara ao espaço que faz parte da identidade local.”

Toni Duarte

 

Assinado_contrato_para_mais_uma_etapa_do_projeto_do_Mercado_Publico_1431541585

De acordo com o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, cada item da revitalização e ampliação terá valor estipulado (Foto: Sandro Scheuermann)

O grupo de arquitetos vencedores do concurso que prevê a revitalização e reurbanização do Mercado Público assinou, na manhã desta quarta-feira (13), o contrato executivo junto ao prefeito interino Toni Duarte. A partir de agora eles terão um prazo de 90 dias para a execução e entrega do projeto executivo, que consiste nas questões arquitetônicas detalhadas, memorial descritivo e orçamento da obra.

Após esta etapa será a fase de captação de recursos junto às esferas federais. “Em virtude das condições precárias em que se encontra o Mercado, buscávamos alternativas para sua revitalização. Então surgiu a ideia do concurso que foi um sucesso e dará uma nova cara ao espaço que faz parte da identidade local”, diz Toni. De acordo com o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, cada item da revitalização e ampliação terá valor estipulado.

Já se tem sinalizado, através do próprio detentor do espaço do Mercado, que é a Secretaria de Agricultura e Pesca, parceria em busca de recursos junto ao Ministério da Agricultura e outros canais com apoio da deputada Carmen Zanotto, nas áreas do Turismo e Cultura, com recursos que complementariam o plano de se fazer um espaço físico conforme o projeto. “Vamos ter a obra magna de Lages no que tange a um espaço que servirá não somente aos lageanos, e sim, sendo um cartão de visita, mostrando sua identidade, características e tradições locais”, destaca.

 

Concurso requisitado

O concurso, realizado no segundo semestre do ano passado, recebeu cerca de 50 projetos de escritórios de várias regiões do país. Os arquitetos Vitor de Luca Zanatta, de Criciúma (SC), Henrique Zulian, de Ponta Grossa (PR), Vinícius Figueiredo, de Belém (PA), e Talita Broering, de São José (SC) são os executores do projeto que encantou a comissão julgadora, composta por profissionais renomados, inclusive internacionalmente, e obteve unanimidade durante o processo de escolha.

Eles que já haviam participado de outros concursos de arquitetura pelo Brasil e elogiaram a iniciativa do poder público municipal de Lages pelo incentivo à execução do certame que prioriza a qualidade em detrimento do menor preço. “Todos saem ganhando. A classe de arquitetos é valorizada, assim como a cidade, que terá uma obra com qualidade e de acordo com seus princípios”, comenta Vinícius.

 

Novidade

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/Núcleo Lages), Malek Ráu Dabbous, esteve presente no ato de assinatura e destacou a importância do concurso de arquitetura para obras icônicas da cidade. A novidade, trazida por ele, é o apoio do IAB para a realização de um certame para a escolha do projeto que definirá a nova biblioteca, centro de convivência e museu de tecnologia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Será mais uma referência para Lages, com visitação de estudantes e espaço de convívio da própria comunidade. Mais uma grande conquista para a cidade neste, momento inovador, que deverá atrair turistas e desenvolvimento”, afirma

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *