sao_paulo_city_0

O IAB e a conjuntura brasileira

sao_paulo_city_0

 

Reunida em João Pessoa, a Direção Nacional do IAB resolveu divulgar nota sobre o atual cenário da política nacional, lembrando, mais uma vez, a defesa de uma de suas principais bandeiras: o projeto completo como instrumento em favor da transparência nos gastos públicos.

A nota também reafirma o compromisso da entidade com a democracia e o direito à cidade e rechaça, enfaticamente, vozes golpistas.

Leia a nota na íntegra:

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade de representação dos arquitetos e urbanistas brasileiros, com 94 anos de história, constituída em todos os Estados da Federação e um dos responsáveis pelas propostas de Reforma Urbana, reafirma, no contexto do momento político brasileiro, seu compromisso histórico com as instituições democráticas e republicanas, o Direito à Cidade, e o bem-estar do povo brasileiro.

O IAB apoia e se solidariza com as iniciativas que visam ampliar conquistas sociais, qualificar a representação política, a transparência nos gastos públicos e a construção de uma cidade mais justa e democrática. Também rechaça enfaticamente quaisquer vozes golpistas. Defendemos a apuração ampla das ocorrências de corrupção e a punição de todos os responsáveis pelos malfeitos, independentemente de sua origem partidária, pública e privada.

O IAB afirma que um dos fatores que determinaram a atual situação do país é a ausência de Planejamento e de Projetos completos, o que estimula a corrupção, aumenta custos de execução e resulta em obras de baixa qualidade.

Os Planos e Projetos devem ser vistos como instrumentos de ampliação da transparência.

Quando a obra pública é licitada a partir apenas do chamado “projeto básico”, ou apenas com uma planilha financeira, transfere-se, à construtora vencedora da licitação, a tarefa de detalhar e completar o projeto. Tal promiscuidade é indutora de reajustes e superfaturamento, e fator estimulante da corrupção.

Assim, o Instituto de Arquitetos do Brasil reafirma a sua convicção no valor das instituições estáveis e democráticas, condição indispensável para garantir aos cidadãos brasileiros e para alcançar o desenvolvimento, a inclusão social e o bem-estar da população.

João Pessoa, 30 de março de 2015.

A Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *