Um ano sem Eduardo Castells.

Sábado 18 de janeiro de 2014, aos 71 anos, morre em Florianópolis o arquiteto e urbanista Eduardo Jorge Félix Castells, diretor de Planejamento do IPUF. Nos deixou um importante legado produto de sua intensa atividade acadêmica e profissional e ao mesmo tempo uma imensa saudade pela qualidade de pessoa que sempre soube ser.

castells

Castells desenvolveu intensa atividade acadêmica e profissional: Graduação em Arquitectura e Urbanismo pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina 1970), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (Título: Espaço, Informática, e Controle Social – 1987), Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Título: Avaliação da Aplicabilidade de Programas para a Qualidade de Projeto na Elaboração de Projetos de Edifícios Residenciais e Comerciais em Altura – 2001), Pós Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura e Urbanismo – Metodologia de projeto – 2009).

Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolveu atividade docente, de pesquisa e profissional centrada na área de Projetos Urbanos e de Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de projeto, arquitetura urbana, projeto de arquitetura e urbanismo, revitalização urbana, patrimônio arquitetônico e paisagístico, sustentabilidade.

Embora ter sido professor de outro departamento da UFSC sempre teve grande envolvimento com a graduação e pós graduação do curso de arquitetura e urbanismo.

Além disso, participou em muitos concursos públicos de idéias e de anteprojeto como:

Concurso de idéias para o Parque Metropolitano Dias Velho, no aterro da Baia Sul, Florianópolis (1997 – 2º lugar).

Concurso para o Novo Terminal Internacional de Passageiros de Florianópolis, Aeroporto Hercílio Luz (2004)

Concurso de Requalificação da Praça dos Três Poderes – Tancredo Neves, Florianópolis (2010 – 2º lugar).

Em 2012 Eduardo Castells publica o livro “Traços e palavras: sobre o processo projetual em arquitetura”, editora UFSC, sobre ‘métodos de projetação’ em arquitetura. Castells registra nesta obra aspectos que considera significativos na prática projetual dos iniciantes e que são importantes para que o leitor entenda que não há um conhecimento único nem asséptico sobre metodologias: os posicionamentos ideológicos e conceituais dos teóricos que tratam do tema repercutem diretamente nas posturas por eles defendidas.

traços e palavras

 

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *