O arquiteto e urbanista Luiz Fernando Janot renunciou nesta sexta-feira ao cargo de conselheiro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ). A decisão foi provocada pela insistência da entidade no apoio ao polêmico concurso do BNDES para a construção do prédio anexo à sede, no Rio de Janeiro. O edital não respeita as diretrizes da União Internacional dos Arquitetos (UIA), órgão consultivo da Unesco, e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), especialmente no que diz respeito aos direitos autorais e à contratação do vencedor para o desenvolvimento do projeto.
Desde fevereiro, o IAB se manifesta publicamente contra o concurso e solicita que o CAU-RJ retire o seu apoio. Luiz Fernando Janot, que também é coordenador geral de concursos do IAB-RJ, chegou a publicar carta em que manifestava posição contrária ao formato do concurso e fazia um apelo para que o conselho retirasse o seu apoio.
A decisão não é a primeira manifestação de protesto contra Concurso BNDES. Semana passada, o arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e ex-presidente da UIA, decidiu deixar o corpo de jurados do concurso pelos mesmos motivos de Janot.
Deixe um comentário