2121

Exposição de Trabalhos – 1º Prêmio para Estudantes, UNOCHAPECÓ

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó realizou na segunda-feira, 10 de fevereiro, sua aula inaugural, onde foram apresentados aos estudantes diversas ações para o decorrer do semestre, bem como a recepção aos alunos ingressantes do curso. Conforme a coordenadora do curso, professora Paula Batistello, o semestre será de bastante trabalho em equipe.

 

Entre as ações desenvolvidas houve um bate-papo com o egresso do curso Renato Slomski, vencedor do 1° Prêmio de Graduandos em Arquitetura e Urbanismo Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB-SC). O projeto desenvolvido por Renato consistiu em uma reestruturação da área central de Chapecó, produzido como trabalho final de curso de graduação. “Ter um projeto premiado significa que eu estou indo certo no que eu penso enquanto arquiteto e eu quero que seja um exemplo para os outros acadêmicos da Unochapecó. É muito gratificante ver esse trabalho sendo exposto para o resto do Estado, principalmente por meu trabalho estar preocupado em preservar edificações históricas o que muitas vezes não é levado em consideração no Brasil”, expõe Slomski.

O projeto produzido por Renato a partir de fevereiro irá, juntamente com os demais projetos premiados, percorrer diversas instituições de ensino do Estado em uma exposição. A mostra inicia na Unochapecó onde permanecerá em exposição por 30 dias na Biblioteca Central da Universidade. Segundo a presidente do IAB/SC, Vania Stephan Burigo, a ideia do prêmio surgiu a partir de uma premiação nacional. “O IAB tem no país inteiro um concurso que se chama Ópera Prima, que premia jovens arquitetos, como foi o do Renato. Assim o IAB de Santa Catarina resolveu fazer um prêmio catarinense onde todas as universidades que possuem curso de Arquitetura e Urbanismo podem se inscrever. Mais noves cursos de Arquitetura junto com a Unochapecó”, explica Vania.

foto

Ainda de acordo com a presidente, o instituto realiza outros cursos dirigidos para estudantes como o Workshop de ingresso na carreira de Arquitetura e Urbanismo. “É um passo a passo que nós arquitetos mais experientes trazemos para os jovens arquitetos, aqueles que estão se formando e os que já se formaram há um, dois ou três anos, para aprenderem tudo o que tem que fazer, desde o básico de fazer o registro no conselho, alvará na prefeitura, como lidar com o cliente, como fazer um contrato, como pagar funcionários até plano de saúde e aposentadoria”, conclui.

 

21222121

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *