Convite – Mesa Redonda Vocação e Potencial Náutico de Florianópolis, 27/08/2013

Dentre os grande potenciais de Florianópolis, a vocação náutica, sem dúvida, é das mais significantes.

A região metropolitana possui abrigos náuticos e belezas naturais que se conjugam para formar um dos litorais mais espetaculares do planeta. Esse paraíso está ao alcance de automóveis, inclusive a partir dos dois estados vizinhos, maiores e mais populosos do que Santa Catarina, praticamente despossuídos de orlas costeiras propícias à navegação de lazer: o Rio Grande do Sul e o Paraná.

Destino almejado por quem navega a recreio entre o Rio da Prata e o Rio de Janeiro, a capacidade de receber embarcações de lazer precisa ser assumida por Florianópolis e pelos municípios da região metropolitana. Marinas, portos de lazer, proteções artificiais, trapiches e serviços de apoios náuticos devem ser previstos nas ordenações do território. Estudos preliminares em Florianópolis confirmam o grande potencial para a instalação de portos de lazer junto aos aterros da Beira-Mar Norte e do Continente e essa possibilidade não deve continuar a ser tratada de forma marginal. A vocação náutica deve ser equacionada de forma a ser usufruída e gerar trabalho e renda, sendo a compatibilização com o meio ambiente uma premissa.

Para tratar dos potenciais e das questões decorrentes da implantação de portos de lazer na região metropolitana, no momento em que reelabora seu Plano Diretor e desenvolve o Projeto Orla, é que a Prefeitura Municipal de Florianópolis propõe evento técnico voltado ao debate do assunto, envolvendo alguns dos mais importantes navegadores e profissionais da navegação de lazer do Brasil e do exterior.

O Evento acontecerá no dia 27 de agosto, próxima terça-feira das 10h às 17h no Iate Clube Veleiros da Ilha, sito Rua Silvia Jardim,838, José Mendes. E contará com a presença dos palestrantes Amyr Klink, Vilfredo Schürmann e Christophe Vieux.

Contamos com sua participação.

Arqº Dalmo Vieira Filho

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis

 

 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *