Nova sede da Fatma e da Fapesc, em Florianópolis, será escolhida através de um Concurso Nacional, com foco na sustentabilidade
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) foi contratado nesta terça-feira, 5 de junho, para organizar o Concurso de Projeto para a construção da nova sede da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O prédio, com até seis andares, será construído em um terreno com 7 mil m² localizado no Parque Tecnológico ALFA, em Florianópolis.
O ato de assinatura de contrato entre o IAB-SC e os dois órgãos do Governo catarinense contou com a presença do presidente do IAB-SC, Rael Belli, do presidente da Fatma, Murilo Flores, do presidente da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni, do presidente da ASBEA-SC, Giovani Bonetti, e do presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier. Além do projeto arquitetônico, o concurso envolve os projetos luminotécnico e paisagístico do prédio, que deverá ser construído dentro dos mais modernos padrões de ecoeficiência.
“Ainda que os concursos sejam a melhor alternativa para a construção de prédios públicos, esta prática ainda não é adotada no Brasil como mereceria, por isso a Fatma e a Fapesc estão de parabéns por apostar nesta modalidade e por demonstrar que estão na vanguarda de uma tendência mundial”, destaca o presidente do IAB-SC. “O diferencial entre um concurso de projetos e uma licitação tradicional é que via concurso não é apenas definido um projeto, mas sim escolhido o melhor projeto e a melhor solução”, completa o arquiteto Rael Belli.
A data de lançamento para o edital do concurso ainda não foi anunciada, mas seu teor já é consenso: o foco na sustentabilidade. Com potencial para construção de até 4.200 m² , o terreno na Rodovia SC-401, junto ao Bairro João Paulo, deverá receber o que a Fatma e a Fapesc vislumbram como um show-room das melhores práticas ambientais e tecnológicas, ou seja, um prédio ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
“Assim que estabelecemos que esta obra deveria ser um marco do desenvolvimento sustentável, buscamos a parceria com o IAB e com a ASBEA, e nós esperamos que este casamento tenha continuidade, com novos empreendimentos, quem sabe com a promoção de concursos para as Unidades de Conservação da Fatma. Nós precisamos inovar, precisamos de criatividade”, defendeu o presidente da Fatma, Murilo Flores, que fez questão de anunciar o Concurso no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Deixe um comentário