IAB e AsBEA anunciam neste sábado o resultado do Prêmio Arquitetura Catarinense

 Neste sábado, às 20h, os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina vão conhecer os vencedores da primeira edição do Prêmio Arquitetura Catarinense, promovido pela Associação dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) em conjunto com o Instituto de Arquitetos (IAB/SC). O evento acontece no vão do Mercado Público de Florianópolis e marca também um momento histórico para a categoria: a formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), para o qual os arquitetos, atualmente ligados ao CREA, vão migrar em 2012.

     “Há um ano, a categoria comemorava a sanção presidencial ao projeto de lei que criou o CAU. Hoje, estamos empossando os profissionais que darão início a um sonho de mais de meio século”, atesta Giovani Bonetti, presidente da AsBEA/SC. Os representantes catarinenses no Conselho Federal serão os arquitetos Roberto Simon (titular) e Nelson Saraiva (suplente). O CAU conta também com outras 10 regionais em Santa Catarina, um grupo definido por consenso entre o sindicato da categoria, o IAB e a AsBEA. “A arquitetura no Brasil ocupa 10% do espaço que tem para ser ocupado, e o Conselho vai atuar nesse ponto, de levar a profissão organizada politicamente para maiores e melhores espaços e projetos”, explica Simon.

     A primeira edição do Prêmio Arquitetura Catarinense é outra iniciativa que marcou 2011. Lançado em agosto, o concurso vai apresentar os melhores trabalhos em 12 categorias – projetos comerciais, residenciais, hoteleiros, corporativos, de interesse social, interiores, serviços públicos, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos. “Faltava uma ação sistemática e recorrente para registrar e premiar as obras executadas por profissionais do estado. O prêmio vem suprir esta lacuna e inaugura uma nova fase de reconhecimento, dos trabalhos e dos profissionais arquitetos”, avalia Edson Cattoni, presidente do IAB-SC. O prêmio teve como curador o arquiteto João Edmundo Bohn Neto e contou na comissão julgadora com os profissionais de São Paulo Dalton Vidotti e Felipe Gebrim Dória.

 

Reserve a data: 10/12/11 as 21:00, no VÃO CENTRAL DO MERCADO PUBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS.

VOCE JÁ PODE CONFIRMAR SUA PRESENÇA  junto a nossa secretaria Valeria, no telefone da AsBEA SC, 48 3028 3628.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *